Foi no apagar das luzes, mas o ex-atacante do Athletico, Vitor Roque, está liberado para estrear pelo Barcelona. A primeira partida do garoto de 18 anos será nesta quinta-feira (4), contra o Las Palmas, pelo Campeonato Espanhol. Com isso, a expectativa em torno do atleta ganha mais um capítulo, neste verdadeiro reality show que virou a ida do ex-9 do Furacão ao time espanhol.
Desde que desembarcou em Barcelona, Vitor Roque tem todos os passos registrados pelo novo clube, desde momentos ‘turisticos’, até exames médicos, treinamento e ida ao vestiário. O que mostra o tanto de esperança que está sendo depositada nele.
Tanto é que antes mesmo de ter a certeza que poderia contar com Roque, o Barça o relacionou para o confronto. Ainda faltava ele ser inscrito na La Liga, o que aconteceu apenas na noite de quarta-feira (3). A tendência é que ele fique no banco de reservas e entre no decorrer da partida.
Camisa 19 emblemática e Xavi pés no chão no Barcelona
Como a camisa 9 é de Lewandowski, Vitor Roque ganhou outro número, mas que tem uma importância marcante. Agora, o atacante usará a 19, nada menos que a mesma numeração usada por Messi antes de herdar a 10 de Ronaldinho Gaúcho. Mesmo tão jovem, o ex-Athletico é tratado com muita importância. O que despertou os cuidados do técnico Xavi.
O treinador sabe que uma pressão exagerada pode atrapalhar o rendimento de alguém tão novo. E ele externou isso na entrevista coletiva antes do confronto com o Las Palmas, pedindo calma.
“Não queremos sobrecarregá-lo de responsabilidade. Ele é muito jovem, tem que se adaptar. Está bem, tem muita vontade e se adaptou muito rápido ao grupo e aos treinos. Mas vamos com cautela“, disse Xavi.
Do Athletico para os holofotes
A despedida do Furacão de vez aconteceu no dia 27 de dezembro, quando Vitor Roque embarcou para a Espanha. E desde então não saiu mais dos holofotes, principalmente do próprio Barcelona. Se já não bastasse os registros dos primeiros momentos, a cobertura se intensificou com os treinamentos.
Fotos nos treinos, na personalização da camisa, posando para fotos oficiais e até uma comemoração de que ele foi registrado a tempo foram postadas. A impressão é que o clube é o maior responsável por criar a expectativa que Xavi tanto espera que não aconteça.
De qualquer forma, chegou a hora de o torcedor do Athletico ver, pela primeira vez, o ídolo mais recente vestindo outras cores. Será, definitivamente, o rompimento de uma curta história, que os rubro-negros esperam um dia ganhar novos capítulos no futuro.