Esta terça-feira (19) foi mais um dia para festejar a história de Barcímio Sicupira Júnior. O evento “Ei, Craque”, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte, reuniu jornalistas, ex-jogadores, torcedores ilustres, convidados e a família do Craque da 8. O objetivo era anunciar oficialmente a doação feita pela família de Sicupira. O acervo do maior jogador da história do Athletico e comentarista da Banda B até falecer em 2021 será administrado agora pelo governo estadual.
Este acervo, com recortes de jornais, camisas e fotos históricas, entre outros documentos, será um dos principais itens do Memorial do Esporte Paranaense, administrado pela secretaria estadual. “Ele tinha uma churrasqueira cheia de troféus e outras coisas, tinha guardadas várias camisas de cada time em que jogou, tinha também troféus de truco, entre outras coisas. Aí eu ofereci para o Centro de Memória, eu sabia que podiam aproveitar muito mais do que a gente“, contou Mariana, filha de Sicupira.
Desta forma, a história de Sicupira, que está presente nos lugares onde viveu, na memória de quem conviveu e na saudade dos admiradores, estará disponível para visitação. “Acho que ele conseguiu deixar um legado, não só de ídolo e jogador, mas também como ser humano. E agora esse legado de atleta poderá ser visto de perto“, disse Flávia, a outra filha do Craque da 8. “Quem faz história deixa um legado e a iniciativa da família do Sicupira em doar parte de seu acervo ao nosso Memorial do Esporte é louvável”, reforçou o secretário estadual de Esporte, Hélio Wirbiski.
Uma tarde de lembranças de Sicupira
No “Ei, Craque”, grandes nomes do futebol paranaense participaram de um bate-papo mediado pelo apresentador da Banda B Osmar Antônio. Capitão Hidalgo, Alfredo Gottardi, Levir Culpi, Zequinha e Nivaldo Carneiro recordaram grandes momentos de Sicupira, tanto com a camisa do Athletico especialmente (mas também do Ferroviário, do Botafogo e do Botafogo-SP) e na comunicação, com a marcante passagem pela Banda B, de 1999 até 2021.
A conversa fluiu como uma roda de amigos, e fechou uma tarde de lembranças de Barcímio Sicupira. “Reunimos aqui que muito contribuíram, e ainda colaboram, para o resgate histórico dessa modalidade”, festejou Débora Russo, coordenadora do Centro de Memória do Esporte Paranaense.

- Receba em primeira mão TODAS as notícias do Athletico!
https://chat.whatsapp.com/FbDekp9fUbRDRXmbTMxvHq
Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Acervo de Barcímio Sicupira estará no Memorial do Esporte Paranaense
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.