O Athletico estava com uma vitória garantida até os 48 minutos do segundo tempo. Até, na verdade, o VAR acionar o jovem árbitro André Luiz Skettino e marcar um pênalti para o Santos. Assim, o Furacão acabou amargando um empate em 1×1 na tarde deste sábado (5), na Vila Belmiro. O Furacão entrou provisoriamente no G6 do Campeonato Brasileiro, mas depende de uma combinação de resultados para entrar no grupo dos times classificados para a Libertadores.

Atuando com um time misto, o Athletico controlou as ações todo o tempo, abriu o placar com Pablo no primeiro tempo e levava a partida com certa tranquilidade até o lance que mudou a história do jogo. O árbitro não marcou, mas o VAR apontou toque de Thiago Heleno, um pênalti que foi convertido por Marcos Leonardo.

Agora, tudo converge para a Libertadores. O Athletico encara o Bolívar na terça-feira (8), às 21h, na Ligga Arena, e precisa vencer por três gols de diferença para se classificar para as quartas de final. Se derrotar os bolivianos por dois gols de vantagem, a decisão vai para os pênaltis. Pelo Brasileirão, o Furacão só volta a campo na terça da próxima semana (15), diante do Cuiabá. Já o Santos enfrenta o Fortaleza no próximo domingo (13), no Castelão.

O jogo

Com um time quase alternativo, apenas com Bento, Thiago Heleno e Fernandinho de titulares, o Athletico tinha surpresas. Cacá entrava na zaga, Zapelli no meio e Marcelo começava jogando depois de 13 meses. Marcando bastante adiantado, o Furacão evitou a pressão do Santos nos primeiros minutos. Mas faltava um pouco de agressividade, já que as roubadas de bola não eram aproveitadas. Os donos da casa tinham muita dificuldade para criar, e o jogo ficava lento.

Mas a pressão no campo de ataque iria surtir efeito. Aos 31 minutos, Zapelli roubou de Rodrigo Fernández e tocou para Fernandinho. Com muita tranquilidade, ele esperou o momento exato para rolar para Pablo, que tocou na saída de João Paulo. Melhor em campo, o Athletico estava na frente. E o primeiro tempo poderia ter terminado em 2×0, mas o goleiro do Santos fez um milagre na cabeçada de Madson.

O segundo tempo do Athletico

Wesley Carvalho preferiu poupar Fernandinho, tirando-o no intervalo para a entrada de Canobbio. O uruguaio foi improvisado como segundo homem de meio-campo. O Athletico era mais pressionado pelo Santos, que ia para o tudo ou nada. Foi quando Vitor Bueno e Vitor Roque entraram no jogo, nas vagas de Zapelli e Marcelo. Com as alterações, o Furacão passou a ficar mais no campo de ataque, impedindo a pressão do Peixe.

Madson e Cacá, que têm grandes chances de iniciarem jogando contra o Bolívar, foram substituídos por Khellven e Zé Ivaldo. O Athletico controlava o jogo diante de um Santos desesperado. Podia até matar a partida, mas claramente o time se preservava. Na reta final do confronto, o Furacão voltou todo para a defesa, dando campo para os donos da casa. E num desses lances a bola bateu em Thiago Heleno. O árbitro não marcou pênalti, mas o VAR sim, e Marcos Leonardo empatou a partida.

Ficha técnica

CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 18ª Rodada

SANTOS 1×1 ATHLETICO

Santos
João Paulo; Gabriel Inocêncio, Basso, Alex e Dodô (Kevyson); Rodrigo Fernández (Lucas Braga), Dodi (Julio Furch), Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo.
Técnico: Paulo Turra

Athletico
Bento; Madson (Khellven), Thiago Heleno, Cacá (Zé Ivaldo)e Vinicius Kauê; Hugo Moura, Fernandinho (Canobbio) e Zapelli (Vitor Bueno); Cuello, Marcelo (Vitor Roque) e Pablo.
Técnico: Wesley Carvalho (interino)

Local: Vila Belmiro (Santos)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Felipe Alan Costa da Silva (MG)
VAR: André da Silva Bittencourt (RS)
Gols: Pablo 31 do 1º e Marcos Leonardo 51 do 2º
Cartões amarelos: Lucas Lima, João Paulo, Mendoza (SAN); Vitor Roque, Vitor Bueno (CAP)
Renda e público: portões fechados

Santos x Athletico.
Cacá na marcação de Marcos Leonardo. Foto: Bruno Reis/Estadão Conteúdo

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Athletico empata com o Santos após pênalti marcado pelo VAR

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.