No próximo domingo (23), o Athletico encara o Vasco, às 18h30, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileirão. O time carioca é apenas o 19º colocado na tabela, com nove pontos somados. Nos últimos dez jogos, venceu apenas um e mais nove derrotas. É o pior mandante, tendo somado quatro dos 21 pontos disputados. Na teoria, um adversário fácil a ser batido.

Só que, historicamente, o time cruzmaltino complica a vida do Furacão quando joga em seus domínios. O Rubro-Negro nunca ganhou da equipe carioca no palco da partida do fim de semana. Ao todo, foram 21 confrontos em São Januário, com 14 vitórias vascaínas e outros sete empates.

Neste século, as duas equipes se enfrentaram no Rio de Janeiro 17 vezes. E o Athletico só ganhou uma vez, em 2017, quando fez 1×0, com gol de Ribamar. Naquela ocasião, a partida aconteceu em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. Em 15 duelos na casa do Vasco, foram dez derrotas do Furacão e só cinco empates. O outro duelo aconteceu no Maracanã.

Melhora do Athletico recentemente

Um alento para o Athletico é que os números estão melhorando nos últimos anos. Se ainda não conseguiu vencer, o Rubro-Negro ao menos vem tendo um desempenho mais aceitável. Nas últimas quatro partidas em São Januário, foram três empates e apenas uma derrota – justamente no último duelo entre eles, um 1×0 em 2020, gol de Cano -.

Retrospecto bem diferente do que foram os primeiros jogos, começando em 1977, que terminou em um 0x0. Depois, em 12 confrontos, foram 11 vitórias vascaínas e um empate, pela João Havelange de 2000. A partir de 2008, a sequência foi menos pior, com cinco empates e três derrotas.

São Januário sem torcida

Outro ponto que pode ajudar o Athletico a encerrar este jejum é que o Vasco não terá o apoio da sua torcida. Por conta de incidentes que ocorreram na derrota por 1×0 para o Goiás, no dia 22 de junho, quando torcedores arremessaram objetos no gramado, o time carioca tem que jogar quatro duelos com portões fechados.

Na última quarta-feira (19), o clube conseguiu um efeito suspensivo junto ao STJD, que permite que mulheres e crianças possam ir ao estádio. Porém, por conta da proximidade com o jogo com o Rubro-Negro, a punição segue valendo para domingo. Será a terceira vez que o Cruzmaltino jogará sem contar com o apoio das arquibancadas.

Athletico x Vasco terá cobertura completa da Banda B. Quando a bola rolar, a narração será de Marcelo Ortiz, com comentários de Irapitan Costa e reportagens de João Guilherme. Acompanhe a transmissão AQUI, ou em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.brnas redes sociais e no YouTube.

Lance de Vasco x Athletico, pelo Brasileirão de 2019
Em 2019, Athletico conseguiu empate em 1×1 em São Januário, Foto: Divulgação/Athletico