Paulo Autuori. (Maurício Mano/Athletico)

O técnico Paulo Autuori elogiou o desempenho dos jogadores do Athletico na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, na Arena da Baixada. Na avaliação do treinador, a boa atuação do goleiro Hugo Souza mostra a superioridade do Furacão durante a partida.

“No futebol, a eficiência é fazer bem feita as coisas e a eficácia é fazer o gol. A equipe fez um grande jogo hoje, enfrentar o Flamengo é sempre muito difícil em qualquer momento e qualquer local. Eles têm grandes jogadores, um grande treinador estrategista, mas tivemos muito bem nos aspectos técnico e tático. O Hugo fez algumas defesas que o deveriam transformar no nome do jogo, enquanto o Santos não fez nenhuma intervenção de plasticidade. Isso já explica e não precisa de qualquer análise”, comentou Autuori.

Segundo números do aplicativo SofaScore, o Flamengo teve mais posse de bola que o Athletico (60% a 40%). Autuori ressaltou que o importante foi como o Furacão impediu as jogadas de ataque do adversário. “Cada vez mais no futebol isso torna uma grande falácia. A questão não é ter a bola, mas como tê-la. O Flamengo sabe ter a bola de maneira efetiva e nós fomos efetivos como bloqueamos a possibilidade. Não permitimos que eles furassem como foi em outros jogos do Athletico contra o Flamengo em que participei. Satisfeito com a equipe da maneira que trabalhou e a densidade de jogo que teve foi muito interessante”, disse.

Quando o jogo ainda estava 1 a 1, Autuori mudou para o esquema com três zagueiros com a entrada de Zé Ivaldo. O treinador explicou que a mudança aconteceu após Richard pedir substituição e lembrou que Khellven entrou ao mesmo tempo para dar possibilidade de atacar pelos lados do campo.

“O aspecto de três zagueiros foi que o Richard não suportou e pediu para ser substituído. Como o Alvarado já tinha entrado, a opção era colocar mais um zagueiro e o Flamengo já tinha marcado o gol na bola parada. Ao mesmo que entrou um zagueiro, entrou o Khellven, um jogador agudo e com muita mobilidade, que nos deu a possibilidade de subir pouco mais e pressionar os homens do Flamengo com maior facilidade. Quando dá certo, dá certo. Isso é mérito dos jogadores que souberam interpretar o que foi proposto”, falou o treinador.

Críticas ao VAR

Ainda na entrevista coletiva, o técnico do Athletico criticou a arbitragem de vídeo liderada por Daniel Nobre Bins pelo lance do gol do Flamengo. Na avaliação do comandante, o VAR deveria ter chamado o árbitro Leandro Pedro Vuaden por um empurrão do zagueiro Gustavo Henrique. “O VAR prejudicou muito o Vuaden, que é um grande árbitro e dá muita tranquilidade. Deveria ter chamado para dar uma checada, mas a equipe conseguiu superar aquele momento do jogo”, opinou.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Paulo Autuori avalia que Athletico fez “grande jogo” na vitória sobre o Flamengo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.