A novela sobre o futuro do atacante Pablo no Athleticochegou ao fim. E com final feliz. O jogador de 31 anos acertou a renovação do seu contrato até o final de 2025. Com isso, ele vai para a sua oitava temporada no Furacão, entre idas e vindas.

Antes mesmo do término do Brasileirão, as duas partes já negociavam a prorrogação do vínculo, que ia até o próximo dia 31. O desejo dos dois lados era que o atacante seguisse no clube, mas alguns detalhes travavam um acerto mais rápido. Inicialmente, o Furacão queria renovar somente até o final de 2024, enquanto Pablo queria um contrato mais longo.

O Athletico é o clube que eu amo, o lugar onde cresci. Todos os objetivos do clube sempre estiveram presentes na minha mente e no meu coração. Vi o presidente Petraglia fazer o Athletico crescer em grande magnitude, tornando o clube um dos maiores do continente. Então quero continuar a fazer sempre o meu melhor também, para o clube seguir progredindo sempre”, disse ele, em entrevista ao site oficial do Rubro-Negro.

O diálogo esfriou e foi retomado após a aclamação de Mario Celso Petraglia como presidente do clube até o final de 2027. Após os trâmites políticos, diretoria e atacante se acertaram e o acordo foi por um tempo maior.

Números de Pablo no Athletico

Reserva na maior parte da temporada, Pablo, mesmo assim, teve um 2023 de destaque. Foram 16 gols e quatro assistências em 51 jogos, sendo o vice-artilheiro do Athletico no ano, ficando atrás apenas de Vitor Roque, que fez 21. Foi a sua segunda melhor marca pelo Furacão, perdendo apenas para 2018, quando fez 18 gols e deu seis assistências.

Números que até poderiam ter sido superados se não fosse uma lesão na reta final da temporada. Após Vitor Roque se machucar, Pablo retomou a titularidade e passou a ser o grande goleador. Foram quatro gols em sete partidas desde que o 9 se lesionou. Até que ele mesmo teve um problema muscular no inicio da partida contra o Palmeiras, ficando de fora das últimas seis rodadas do Brasileirão.

No total, são 61 gols em 267 partidas com a camisa do Furacão, somando toda as passagens. Ele voltou ao clube em 2022, após três anos defendendo o São Paulo.

O Athletico é a grande referência nacional quando se fala em clube que prioriza o crescimento, que prioriza um projeto. Seguir aqui no centenário me motivou bastante, me fez querer ficar ainda mais aqui. Já passei mais tempo da minha vida aqui dentro do clube do que propriamente na casa dos meus pais. Foram pelo menos sete anos morando aqui no CT”, acrescentou o atleta.

Pablo mostra renovação com o Athletico
Pablo assinou por dois anos e quer escrever os próximos capítulos de uma história que dura quase uma década. Foto: José Tramontin/Athletico