Athletico ganhou o Brasileirão em 2001. (Arquivo/Athletico)

O Athletico levantou o troféu do Campeonato Brasileiro no dia 23 de dezembro de 2001. Após 19 anos, você lembra como era o mundo na ocasião? A Banda B recorda momentos históricos que aconteceram no ano de 2001.

Final do Brasileirão de 2000 foi em janeiro de 2001

O Athletico não foi o único campeão brasileiro em 2001. A final da Copa João Havelange de 2000 foi disputado apenas no dia 18 de janeiro de 2001 e terminou com vitória do Vasco por 3 a 1 sobre o São Caetano. O segundo jogo da decisão, no dia 30 de dezembro de 2000, foi interrompido porque uma parte do alambrado caiu e centenas de torcedores ficaram feridos no estádio de São Januário.

Excelente ano para o esporte brasileiro

O ano foi importante para diversos atletas brasileiros como a ginasta Daniele Hypólito, primeira brasileiro a subir no pódio no Mundial de Ginástica, o tenista Gustavo Kuerten, campeão de Roland Garros pela terceira vez, e o velejador Robert Scheidt, pentacampeão mundial na classe Laser da Vela.

11 de setembro nos Estados Unidos

Uma série de ataques suicidas liderados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda acontece nos Estados Unidos no dia 11 de setembro. Pilotando aviões sequestrados, os terroristas atingiram os dois prédios do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. Uma quarta aeronave caiu em um campo perto da cidade de Shanksville. A tragédia deixou mais de três mil mortos, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores nos aviões.

Apagão no Brasil

O Brasil sofreu com uma crise que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica. O motivo foi a falta de planejamento e investimento em geração de energia. Houve uma campanha de racionamento de energia, o que evitou uma série de apagões por todo o país.

Nota de dois reais

A nota de dois reais foi lançada no Brasil no dia 13 de dezembro de 2001 com o intuito de facilitar o troco. Um novo modelo só foi lançado em 2013, mas a nota antiga segue em circulação.

Sequestro da filha de Silvio Santos

No dia 21 de agosto de 2001, Patrícia Abravanel, apresentadora e filha de Silvio Santos, dono do SBT, foi alvo de sequestro em São Paulo. Ela foi mantida em cárcere por uma semana e só foi libertada após o pagamento de resgaste.