Com o empate em 0x0 com o Criciúma, no último domingo (22), o Athletico viu a vantagem para a zona de rebaixamento diminuir. O Furacão se manteve no 13º lugar, chegando aos 31 pontos, agora somente três à frente do Corinthians, que é quem abre a zona da degola.
Dos sete times que estão abaixo do Furacão na tabela, somente Vitória e o Corinthians ganharam na rodada, mas os dois eram justamente os primeiros que estavam na ZR, com o clube baiano, inclusive, saindo e empurrando o Fluminense.
Até por isso, as chances matemáticas de um possível rebaixamento do Athletico aumentaram um pouco. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em contas no futebol, o Furacão, atualmente, tem 13% de chances de cair.
Chance do Athletico ainda é baixa
Porém, considerando o aproveitamento dos demais adversários, a probabilidade de queda do Rubro-Negro é baixa, uma vez que as equipes que estão na zona de rebaixamento tem, no mínimo três vezes mais chances, apesar da diferença de apenas três pontos.
Casos de Vitória (46%) e Corinthians (47,4%), seguidos por Cuiabá (82,5%) e Atlético-GO (98,9%). Ainda aparecem com mais chances que o Athletico o Fluminense (40,6%), Criciúma (32%), Juventude (15,2%) e Red Bull Bragantino (14%). Também aparecem na luta contra a queda o Grêmio (7,4%) e Vasco (2,1%). Os demais clubes ou já estão livres ou tem menos de 1%.
Além disso, o Furacão tem dois jogos a menos que a maioria dos concorrentes, uma vez que os compromissos com Fluminense e Atlético-MG foram adiados, ainda sem data marcadas.