O Athletico está próximo de anunciar Alexandre Leitão como seu novo CEO. Ao contrário de Alexandre Mattos, que cuidava diretamente de negociações de jogadores, o novo dirigente vem para uma nova função, na parte de gestão e organização. E um dos motivos que levaram o Furacão até o seu nome é visando a SAF do clube.

Leitão trabalhou durante anos no Orlando City, dos Estados Unidos. E essa ligação com o time norte-americano pode ser um primeiro passo para uma relação que iria além de uma parceria entre os dois clubes, que já ocorreu no passado. O dirigente, inclusive, tem muito contato com a família Wilf, que comprou o Orlando, em 2021, e também é proprietária do Minessota Vikings, da NFL.

No entanto, Alexandre Leitão deixou de ser CEO do clube, cargo que ocupava desde 2015, após Zygi Wilf virar o dono, passando a ser apenas um conselheiro, cargo que ocupou até março do ano passado. De qualquer forma, o conhecimento do mercado dos Estados Unidos é um ponto fundamental, uma vez que diretores do país buscam investimento em outros lugares e o Brasil seria uma ótima porta de entrada.

Carreira do novo dirigente do Athletico

Além do futebol, Alexandre Leitão passou por outros mercados. Formado em administração na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ele tem especialização em marketing em Harvard. A ligação com o esporte começou em 1994, quando foi executivo da Ambev, onde ficou até 2004. Lá, foi o responsável direto pelo acordo de patrocínios da seleção brasileira.

Depois, fundou a B2S, agência de marketing esportivo que, futuramente, seria comprada pela Octagon, uma das maiores empresas do mundo. Com isso, continuou ligado ao futebol e criando contatos com dirigentes e empresários. Ficou como presidente da empresa de 2010 até 2014, quando saiu para ir para o Orlando City.

Recentemente, teve seu nome especulado pelos dois lados que pretendem organizar o futebol brasileiro no futuro, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU), justamente por ter experiência com a Major League Soccer (MLS), o campeonato dos Estados Unidos.

Futuro

O presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, tem uma viagem programada para os Estados Unidos nos próximos dias. Embora não tenha sido anunciado ainda, a expectativa é que Leitão também esteja nesta viagem. O objetivo seria um encontro com representantes da Bank of America e da XP para encontrar, de fato, interessados em adquirir a SAF do Furacão.

Independentemente de voltar para o Brasil com um acordo ou não, Petraglia já visa que a mudança do Rubro-Negro está bem próxima e vai se cercando de nomes que podem concretizar este objetivo. Caberá ao novo CEO a responsabilidade de gerir o projeto SAF.

Alexandre Leitão, futuro CEO do Athletico, nos tempos de Orlando City
Alexandre Leitão trabalhou por sete anos no Orlando City. Foto: Divulgação/Orlando City