O Athletico surpreendeu, na noite da última segunda-feira (23), ao demitir o técnico Martín Varini. Porém, a decisão não foi tomada por impulso e vinha sendo discutida pela diretoria há algum tempo. Mais precisamente após a eliminação da Copa do Brasil para o Vasco.
Desde então, muitos fatores pesaram para o Furacão optar pela troca, tanto no campo quanto fora dele. Apesar de números relativamente positivos em 19 jogos, com mais de 50% de aproveitamento, a queda drástica no Brasileirão também foi determinante.
Quando Varini chegou, o Rubro-Negro era o sexto colocado. Só que com apenas uma vitória em nove partidas, o time despencou para a 13ª colocação, ficando apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. Isso sem falar com o baixo aproveitamento dentro da Ligga Arena. No Campeonato Brasileiro, o treinador não ganhou nenhuma vez em casa, com um empate e três derrotas.
Afastamento de Nikão incomodou
Outra situação que pegou mal foi a decisão em afastar o meia Nikão. A diretoria deu carta branca ao treinador e não interferiu na decisão, mas por toda a história do jogador com a camisa do Athletico, muitos se incomodaram com o treinador preferir deixar o atleta fora dos planos ao invés de tentar encontrar uma posição para ele na equipe.
Uma soma de fatores que, aliada à má atuação no empate em 0x0 com o Criciúma, no último domingo (22), fizeram o Furacão apostar em uma nova mudança no comando, até para alcançar a reação no Brasileirão e não correr riscos na Copa Sul-Americana.
Na quinta-feira (26), o Rubro-Negro faz o duelo de volta das quartas de final contra o Racing, na Argentina, precisando de um empate para avançar para as semifinais. Quem comandará o time será o auxiliar Juca Antonello, mas com o diretor técnico Paulo Autuori no banco de reservas, ajudando nas orientações.
Athletico partirá para o quinto treinador
De qualquer forma, o Athletico terminará o ano do centenário com cinco técnicos diferentes. Começou a temporada com Juan Carlos Osorio, passando por Cuca e Varini como efetivos. Entre os dois últimos, Juca Antonello assumiu o cargo interinamente, assim como será contra o Racing.