Vitinho comemora o primeiro gol da vitória do Athletico. (Fábio Wosniak/Athletico)

O Athletico começou a Série A do Campeonato Brasileiro com o pé direito. Mesmo com a mudança de nove jogadores em relação ao time que conquistou o estadual, o Rubro-Negro se impôs na Arena Castelão e derrotou o Fortaleza por 2 a 0. Os dois gols da partida foram marcados ainda no primeiro tempo por Vitinho e Léo Cittadini.

Com a vitória em Fortaleza, o Athletico segue invicto desde o retorno do futebol com cinco vitórias e dois empates. Na próxima rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro joga na Arena da Baixada contra o Goiás, na quarta-feira (12), às 19h15.

O jogo

Em meio à maratona de jogos, o técnico Dorival Júnior colocou em campo apenas o lateral-esquerdo Abner Vinícius, o meia Léo Cittadini e o atacante Nikão. Com as diversas mudanças, nomes como o zagueiro Felipe Aguilar e o volante Richard, contratados durante a paralisação de futebol, e os atacantes Vinicius Mingotti e Vitinho ganharam uma oportunidade.

Durante o primeiro tempo, o Athletico apostou na troca de passes e teve sucesso. Aos 21 minutos, Jonathan recebeu passe de Nikão na ponta direita e cruzou na segunda trave. Vitinho apareceu livre de marcação e apenas empurrou para dentro do gol.

O Fortaleza teve uma chance de empatar a partida, mas Jandrei fez boa defesa na finalização de Wellington Paulista. Antes do intervalo, o Furacão foi letal e marcou o segundo gol com Léo Cittadini. Vinicius Mingotti deu um leve toque na saída de Felipe Alves e o meia apenas para completou para as redes.

Na etapa final, o técnico Rogério Ceni mudou todo setor ofensivo para buscar o gol, mas a situação do Fortaleza ficou ainda mais complicada com a expulsão do zagueiro Quintero. Com um jogador a mais, o Athletico administrou a vantagem e até teve uma chance de marcar o terceiro. Nos acréscimos, Lucho González recebeu a bola de Nikão e finalizou muito perto da trave.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0X2 ATHLETICO

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Data: Sábado, 08 de agosto de 2020.
Horário: 19h.
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC).
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Éder Alexandre (SC).
Árbitro de vídeo: Ramon Abetti Abel (SC) e Helton Nunes (SC).

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Juninho (Tiago Orobó), Felipe e Romarinho (Derley); David (Marlon), Osvaldo (Jackson) e Wellington Paulista (Yuri César).
Técnico: Rogério Ceni.

Athletico: Jandrei; Jonathan (Khellven), Felipe Aguilar, Zé Ivaldo e Abner Vinícius; Richard (Kawan), Léo Cittadini (Carlos Eduardo) e Fernando Canesin (Christian); Nikão, Vitinho e Vinicius Mingotti (Lucho González).
Técnico: Dorival Júnior.

Gols: Vinicius Mingotti (CAP), aos 21′ do primeiro tempo, e Léo Cittadini (CAP), aos 47′ do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Juninho, Felipe e Paulão (FOR); Dorival Júnior, Kawan e Christian (CAP).
Cartão vermelho: Quintero (FOR).