O futebol da década de 1990 e início dos anos 2000 foi marcado pela presença de atacantes de área, aquele camisa 9 pronto para mandar a bola para a rede de qualquer jeito (ou sem jeito mesmo). Dentre esses artilheiros aparece Finazzi que jogou no Athletico.
Ele defendeu 36 times diferentes ao longo da carreira, fez três gols em seu primeiro teste no São Paulo. Ali o faro de goleador já chamou a atenção. Outro fato notório da vida de Finazzi foi destacado em uma reportagem do portal UOL que falava que o atacante era “CDF assumido em matemática, o cursou até o quarto ano de engenharia civil e usava esta habilidade em sua nova profissão ligada ao pôquer”.
De fato, Finazzi concluiu o curso de engenharia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) para exercer a nova profissão. Ele revelou, inclusive, que sempre usou os conhecimentos da área de exatas em sua vida. Nos campos, o tempo em sala de aula ajudou a ativar seu raciocínio para tomar decisões.
Eu considero que a minha carreira foi de sucesso, pelo menos na minha opinião. Eu nunca fui um cara veloz, mas eu acredito que com o raciocínio dentro de campo, com a inteligência dentro de campo e com o posicionamento, eu me dei muito bem e levei vantagem em cima de muitos jogadores
Finazzi, ex-atacante
No Athletico
Finazzi chegou ao Athletico em 2005 para a disputa do Brasileirão. Finazzi disputou a Série B de 2004 pelo Santa Cruz e deixou boa imagem no clube. “Finazzi é um jogador bastante experiente. Dentro da área é um dos melhores que vi jogar. Bom cabeçeador e ótimo finalizador”, atestou Renato Arruda, responsável pelo site oficial do Santa Cruz na época. O Tricolor Pernambucano havia sido o clube anterior do atacante.
No Furacão, Finazzi fez 25 jogos de marcou 14 gols. Todos no Brasileirão de 2005. O atacante se aposentou em 2014. Aos 49 anos, ele trabalhou como auxiliar-técnico de Norberto Lemos no Rio Branco durante o Paranaense 2023. O time de paranaguá acabou rebaixado para a Divisão de Acesso.
Alguns dos 36 clubes de Finazzi
Alexandre Silveira Finazzi, o Finazzi jogou pelo Botafogo de Ribeirão Preto, Rio Branco-MG, Novo Hamburgo-RS, Goiânia, Gama, Sochaux – França, Vila Nova, Fortaleza, Goiás, Omiya Ardija – Japão, Santa Cruz, América – SP, Paulista de Jundiaí, Athletico, Ponte Preta, Corinthians, São Caetano, Mirassol, Mixto, Bragantino, Remo, Anapolina, XV de Jaú, Poços de Caldas, Itumbiara, Rioverdense e Itapirense.