Walter vai vestir a camisa 9 em sua volta ao Athletico (Reprodução/Instagram)

O dia 5 de julho de 2020 marca um reinício de carreira para o atacante Walter, do Athletico. Depois de ficar dois anos suspenso por doping, o jogador cumpre seu último dia de punição e estará livre para poder voltar a jogar futebol profissionalmente a partir desta segunda-feira (6).

“Segunda-feira eu posso voltar a jogar. Vocês tem noção disso? Não vejo a hora, está chegando”. disse o atacante, em uma transmissão que fez ao vivo em um das suas redes sociais nos últimos dias.

A punição de Walter aconteceu inicialmente por um ano, após o atacante ser flagrado no exame no dia 5 de julho de 2018, logo após a partida do CSA diante do Brasil de Pelotas, pela Série B daquele ano. Foi detectado na urina do atleta a substância sibutramina – utilizada em tratamentos para emagrecimento. Quando a punição estava na reta final, a procuradoria do TJDAD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) recorreu à decisão e, em abril de 2019, conseguiu a ampliação da pena para mais um ano – somando dois na totalidade – contando a partir do dia do exame.

Sem clube quando ainda estava em Goiânia, Walter treinava sob os cuidados de um personal trainer (Reprodução/Instagram)

De lá para cá, Walter chegou a treinar pelo Goiás no começo de 2019. Mas, como ficou novamente impossibilitado de jogar com a ampliação da pena pelo doping, foi dispensado pelo clube esmeraldino, e aí começou o período de maior ostracismo do atleta dentro da profissão.

Morando em Goiânia e sem treinar profissionalmente, Walter perdeu totalmente a forma física. A vida de atleta era resumida a participações em peladas e jogos beneficentes. O atacante chegou a realizar treinamentos orientados por um personal trainer, e a briga com a balança vinha sendo a maior batalha para o atacante.

Em meio às incertezas dentro da carreira, veio a chance de resgatar o futebol de artilheiro. Há poucos mais de dois meses, quando ainda estava na capital goiana, Walter recebeu do presidente athleticano Mario Celso Petraglia a proposta de voltar a jogar profissionalmente. Para isso, teria que mudar drasticamente a sua vida. Foi então, a partir desta proposta, que veio 0 inicio de uma nova etapa para o atacante em 2020.

Recuperação em Curitiba

Walter perdeu peso e exibe visual mais magro (Reprodução/Instagram)

Walter vem trabalhando para resgatar a forma de atleta desde que chegou a Curitiba e foi contratado pelo Athletico, em maio deste ano. Com contrato curto com o Furacão – inicialmente até 12 de agosto -, o atacante vem se esforçando na rotina diária de treinos e dieta rigorosa, intercalando atividades em casa e no CT do Caju.

Walter está na capital paranaense desde o dia 12 de maio. Já são 54 dias treinando sob os cuidados da comissão técnica do Athletico. Nas primeiras semanas na capital paranaense, o atacante chegou a morar em um hotel no centro da cidade, e no próprio local já deu inicio ao que seria o seu novo dia a dia.

A rotina rigorosa de treinos específicos e dieta balanceada vem fazendo com que o atacante exiba nas redes sociais o visual bem mais magro do que pouco mais de um mês atrás. Dentro da planilha de treinos criada pelos preparadores físicos do clube, há dias em que o atacante chega a trabalhar em três períodos.

Walter ganhou do Athletico a camisa 9 para usar nesta temporada. Apesar de não confirmar oficialmente, a meta do clube é que o atacante reúna condições de jogo em meados de setembro, o que automaticamente deve fazer com que o contrato do jogador seja prorrogado até o final de 2020. Na última etapa do retorno gradativo do atleta, estará a presença diária nos treinos no CT do Caju, e incorporar a mesma rotina de atividades do grupo principal, no comando do técnico Dorival Junior.

O último jogo oficial de Walter foi no dia 24 de novembro de 2018, na vitória do CSA-AL por 4 a o em cima do Juventude, em Caxias do Sul, pela Série B. Em sua primeira passagem pelo Athletico, o atacante jogou 73 partidas, marcou 16 gols, além de sete assistências.

Confira a evolução de Walter desde o seu último jogo oficial até os dias atuais: