Um dos pilares do Athletico em 2024, o volante Fernandinho vem mostrando que vem fazendo falta ao time. Com uma lesão muscular de grau 4 detectada, o camisa 5 deve ficar afastado dos gramados por cerca de três meses. E vem fazendo falta.

Desde que ele teve a lesão constatada, o Furacão jogou três vezes e perdeu as três: duas por 2×1 para o Vasco e uma por 2×0 para o Palmeiras. E os números mostram que o experiente jogador de 39 anos é um diferencial.

Na atual temporada, são 39 jogos, com oito gols marcados e sete assistências. Mais do que isso, nas 16 vezes em que ficou de fora, o Athletico só ganhou sete, sendo cinco no Paranaense e duas na Sul-Americana, com um empate e oito derrotas. Um aproveitamento de 45,8% dos pontos disputados.

Levando em consideração as duas principais competições de 2024, a equipe só perdeu sem Fernandinho, com cinco derrotas no Brasileirão e duas na Copa do Brasil.

Elenco do Athletico lamenta desfalque

O técnico Martin Varini admitiu que não ter o camisa 5 em campo faz falta para qualquer equipe no Brasil. Mas, ao invés de lamentar a perda, o treinador preferiu ressaltar as boas atuações do volante Gabriel, o substituto, que até chegou a marcar um gol contra o Vasco.

Além do Athletico, qualquer equipe sofreria essa perda e é normal. Ele estava nos nossos planos, mas acho que nesse caso, e sabendo que é uma perda difícil de substituir, o Gabriel, que foi quem entrou, fez três jogos muito bons. O time vai se adaptando a isso“, analisou.

O zagueiro Gamarra foi além e destacou que o atleta era importante não só no campo, mas também no dia a dia, orientando os companheiros nos treinamentos e também repassando a experiência ao longo da carreira, com duas Copas do Mundo, além de uma coleção de conquistas no Manchester City, da Inglaterra.

Fernandinho é um jogador que marca muita presença quando joga. E no vestiário se sente o peso que ele tem. Ele nos ajuda muito, sabemos a trajetória que ele tem. Infelizmente, ele está lesionado e temos outro companheiro que está aí para minimizar sua ausência”, afirmou o paraguaio.

Fernandinho busca recuperação mais rápida

Recentemente, Fernandinho esteve em Barcelona, na Espanha, tentando acelerar sua recuperação e voltar aos gramados o quanto antes. Ele consultou o doutor Ramón Cugat, especialista em lesões musculares. Inclusive, foi responsável por recuperar Pep Guardiola nos anos 1990.

Próximo do treinador espanhol, o jogador do Furacão foi em busca de um melhor procedimento, mas já voltou a Curitiba e seguirá o tratamento no CT do Caju.

Fernandinho em ação pelo Athletico
Furacão vem sofrendo sem Fernandinho em 2024. Foto: Geraldo Bubniak/AGB