O Athletico anunciou, nesta sexta-feira (20), a retomada do futebol feminino no clube. Dessa vez, o Furacão terá uma parceria com o Imperial Futebol Clube para a disputa das competições da categoria para a atual temporada.

+ Confira todas as notícias do Athletico na Banda B!

O Imperial tinha uma parceria com o Coritiba até o final do ano passado. No entanto, o Coxa optou por assumir as atividades do futebol feminino em 2026. Segundo o anúncio do Furacão, “a parceria integra o planejamento estratégico do clube para o fortalecimento do futebol feminino, dentro de um modelo sustentável e de longo prazo“.

+ Técnico do Athletico admite dor com derrota: “um dos melhores jogos desde que cheguei”

O Rubro-Negro volta a ter a equipe feminina após pouco mais de um ano, já que a última partida ocorreu dia 20 de dezembro de 2024. Naquele ano, quando o time masculino foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileirão, o clube optou por encerrar as atividades da categoria. Na Série B a Confederação Brasileira de Futebol não exige que o clube tenha equipe feminina.

Veja abaixo a nota na íntegra do Furacão

“O Athletico informa que firmou parceria esportiva com o Imperial Futebol Clube para a disputa das competições da categoria principal feminina na temporada 2026, com a equipe atuando sob a marca do clube.

A parceria integra o planejamento estratégico do Furacão para o fortalecimento do futebol feminino, dentro de um modelo sustentável e de longo prazo.

O Imperial é reconhecido pelo trabalho sério e estruturado na modalidade. A união de esforços permitirá evolução competitiva imediata, ao mesmo tempo em que o clube avança na construção das bases definitivas do projeto próprio.

O Athletico reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino e com a construção de um modelo sólido, perene e alinhado às melhores práticas de gestão esportiva”.

Athletico é pentacampeão paranaense no feminino

A primeira vez que o Athletico teve uma equipe feminina foi em 2020, e logo no primeiro ano as “Gurias do Furacão” conquistaram o Campeonato Paranaense da categoria. E foi assim também em 2021, 2022, 2023 e 2024, sendo campeãs de forma consecutiva com cinco títulos.

equipe-futebol-feminino-athletico
Equipe do Furacão que foi campeã em 2024. Foto: José Tramontin/athletico.com.br