Estreias de Athletico e Coritiba no Brasileirão podem ser adiadas. (Maurício Mano/Athletico e Divulgação/Coritiba)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai acatar o pedido das federações para que os estaduais sejam concluídos no mesmo final de semana da abertura do Campeonato Brasileiro. Com isso, algumas partidas da primeira rodada, incluindo Fortaleza x Athletico e Coritiba x Internacional, podem ser adiadas. A informação foi divulgada pelo blog do jornalista Marcel Rizzo, do UOL.

As finais do Paranaense estão programadas para os dias 02 e 05 de agosto, e não coincidirão com o início do Brasileirão. Porém, os estaduais do Ceará e do Rio Grande do Sul podem acabar justamente no final de semana da primeira rodada da Série A.

As duas partidas da decisão do Cearense entre Fortaleza, adversário do Athletico, e Ceará ainda não têm data marcada. Como os dois times ainda estão na disputa da Copa do Nordeste, a Federação Cearense de Futebol (FCF) aguarda para definir as datas. Se ambos caírem até a semifinal da competição regional, podem decidir o estadual antes da Série A.

Já o Campeonato Gaúcho retorna nesta quarta-feira (22) e ainda não tem data prevista para o término. O Internacional, adversário do Coritiba na primeira rodada, precisa vencer o segundo turno para chegar à grande final contra o Caxias. Se o Colorado não garantir uma vaga na decisão, a estreia do Coxa no Brasileirão não será adiada.

A CBF não se preocupa com o provável adiamento de partidas da primeira rodada do Brasileirão. Os jogos adiados poderiam ser disputados em outubro e novembro, quando estão programadas as disputas da Libertadores, da Sul-Americana e das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

“Final do estadual deve ser prioritária”

Em entrevista ao programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, confirmou que as finais dos estaduais terão prioridade em relação ao início do Campeonato Brasileiro. “Tem esse conflito entre as finalíssimas dos Campeonatos Estaduais e o início do Brasileirão. Está muito apertado. Eu diria que a nossa flexibilidade é mínima, mas nós encontraremos um caminho de tal forma que a final do estadual deve ser prioritária em relação a qualquer jogo do Campeonato Brasileiro“, afirmou.

A Série A tem início no dia 09 de agosto e término apenas em 24 de fevereiro de 2021. Além do Brasileirão, o Atlhetico ainda disputa a Copa do Brasil – entra apenas nas oitavas de final – e a Libertadores. Já o Coritiba joga apenas o Campeonato Brasileiro.