Athletico tem somente três pontos a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento. (Geraldo Bubniak)

A derrota em casa para o Atlético-MG por 1 a 0 ligou o sinal de alerta do Athletico. Ao final da 25ª rodada, o Rubro-Negro caiu para a 14ª colocação, com 28 pontos, apenas três a mais que o Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Athletico tem 22% de chance de cair para a segunda divisão. Para atingir 45 pontos, considerado suficiente para se manter na Série A, o Furacão precisa de cinco vitórias e dois empates nas últimas 13 rodadas.

Porém, o ‘número mágico’ pode ser menor. Com o atual aproveitamento do Vasco de 34,7%, a projeção final para o 17º colocado é de 40 pontos. Como o time carioca ainda tem um jogo a menos contra o Palmeiras, a projeção pode subir para 43 pontos em caso de vitória ou cair para 38 pontos em caso de derrota.

Chance de Sul-Americana

Simultaneamente a briga contra o rebaixamento, o Athletico também luta por uma vaga na Sul-Americana. Com a derrota para o Atlético-MG, o Furacão deixou a zona de classificação e tem três pontos de desvantagem para o Atlético-GO, que hoje estaria classificado.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Athletico tem 22,6% de possibilidade de garantir a classificação para a Sul-Americana.