Cidade de San Juan tem cerca de 400 mil habitantes e é conhecida por estar na rota dos vinhos da Argentina (Divulgação )

A pré-temporada do Athletico terá uma semana em solo argentino, mais especificamente em San Juan, capital da província de San Juan, na região noroeste do país. É por lá que o Furacão vai disputar o Torneio de Verão, em dois amistosos a serem jogados contra Racing e Boca Juniors, entre os dias 15 e 19 de janeiro. A Banda B, que estará junto com o time rubro-negro na cidade argentina, mostra um pouco do que a equipe  athleticana vai encontrar nos próximos dias.

Cidade que fica cerca de 1300 km de Buenos Aires, capital argentina, San Juan abriga características peculiares. Como faz parte de uma região desértica, sustenta um calor intenso no começo do ano, com médica de mais de 30 graus e uma clima seco – a umidade do ar não passa de 30%. O pôr do sol é prolongado – há dias em que o escurecer acontece por volta das nove da noite.

San Juan também abriga uma das maiores regiões de produção de vinhos da Argentina. A economia da cidade gira em torno das vinícolas e vinhedos. Inclusive há vários locais destes que o turista pode conhecer de graça. A produção de azeite de oliva também é intensa por lá.

A região guarda um registro histórico de um terremoto intenso. Em 1944 um grande desastre devastou a cidade. Marco para a cidade que hoje abriga um museu que conta toda a história desta tragédia. O visitante, inclusive, pode ter contato com um simulador de 8 graus na escala Richter.

Em meio a vinícolas e museus, San Juan é cortada pela Ruta 40 – estrada famosa que conduz muitos motoristas e passageiros cortando de norte a sul a Argentina, correndo paralelamente à Cordilheira dos Andes. Construção de 1935 com mais de 5 mil quilômetros de extensão, a Ruta 40 fortalece a relação da mais de 11 províncias pela qual corta com os caminhoneiros que trafegam por ela – e daí que surge a ligação com a Defunta Correa, padroeira dos caminhoneiros. Ao longo da estrada e locais próximos a San Juan, há várias imagens da santa espalhadas, além de um santuário muito visitado por turistas.

Club Atlético San Martín

San Martín de San Juan, como é chamado, é o clube da centenário da cidade. Fundado em 1907, atualmente disputa a segunda divisão do futebol argentino – está em quinto lugar na tabela de classificação. O Verdinegro, como é chamado pela sua torcida, manda suas partidas no Estádio Del Bicentenário, local em que serão realizadas as partidas do Torneio de Verão. O time comandado pelo técnico Alfredo Grelak vai realizar um amistoso no estádio após o término da competição

Diante do calor intenso de San Juan nesse começo de ano, as atividades da equipe sempre acontecem bem cedo, por volta das sete da manhã. Neste período, os jogadores trabalham em local aberto, mas logo depois, em um segundo tempo de atividade ainda pela manhã, trabalham sempre em local fechado, por causa do sol forte. As atividades são retomadas depois das seis da tarde, em um terceiro turno de treinos. A rotina de treinamentos acontece no começo e no final do dia para evitar o desgaste maior dos atletas.

Estádio Nacional del Bicentenário

Estádio Del Bicentenário vai receber o Torneio de Verão pela primeira vez (Divulgação)

Inaugurado em 2011 em uma obra que custou 86 milhões de pesos argentino, o estádio pertence à província de San Juan. Com capacidade para pouco mais de 25 mil pessoas, abrigou três jogos da Copa América de 2011.