Na despedida da temporada 2023, o Athletico perdeu por 3×0 para o Cuiabá, na noite desta quarta-feira (06), na Arena Pantanal, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apático no primeiro tempo, o Furacão foi para o intervalo em grande desvantagem e não conseguiu converter as oportunidades de voltar para o jogo na etapa final. Clayson, duas vezes, e Derik Lacerda marcaram os gols da vitória do Dourado.

O resultado encerra a temporada do Athletico de maneira melancólica. Com apenas cinco vitórias no segundo turno, o Rubro-Negro terminou o Brasileirão na oitava colocação, com 56 pontos somados – mesmo número do Fluminense, mas atrás no número de vitórias. O Furacão disputará a Sul-Americana em 2024 e receberá uma premiação de R$31 milhões. O Cuiabá, por sua vez, ficou com 12ª posição, com 51 pontos.

Athletico entra em ritmo de férias, e Cuiabá faz dois

O jogo começou de maneira morna na Arena Pantanal. Os time se estudaram e não deram sinais que pisariam muito no acelerador. Porém, ainda no início, em um lance de contra-ataque, Kaíque Rocha derrubou Derik Lacerda dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Clayson bateu e colocou o Cuiabá na frente do placar. O gol mudou o cenário da partida, e o Dourado se empolgou. A equipe mato-grossense passou a mandar no jogo diante de uma defesa do Athletico que se mostrou desorganizada.

Apenas quatro minutos após o primeiro, Clayson encontrou Derik Lacerda sozinho na pequena área, e o atacante apenas completou para o gol: 2×0, Athletico nocauteado em campo. Depois disso, o Furacão tentou acordar e começou a se lançar mais ao ataque. Entretanto, melhor organizado, o Cuiabá seguiu aproveitando os espaços deixados pelo Rubro-Negro e ficou muito próximo do terceiro: Pitta acertou a trave de Bento após bom lance individual. A partir daí, o Dourado administrou de maneira segura a vantagem, enquanto os paranaenses foram para o intervalo sem esboçar reação.

Furacão melhora, mas não consegue reagir

Na volta para a etapa final, Wesley Carvalho promoveu uma alteração tripla e desfez o esquema com três zagueiros. As alterações deram um novo gás ao Athletico, que começou a criar oportunidades de gol. Primeiro, Willian Bigode emendou chute bonito da entrada da área, mas saiu ao lado da meta do Cuiabá. Logo na sequência, Erick finalizou de primeira e obrigou ótima defesa de João Carlos. O Furacão seguiu insistindo, porém, sem levar sorte na pontaria.

Em ampla vantagem, o Cuiabá administrou o resultado e pouco voltou a assustar à meta de Bento. Do outro lado, o Athletico não conseguiu manter a mesma intensidade da primeira parte do segundo tempo e viu uma reação ficar cada vez mais distante. Wesley Carvalho gastou seus últimos cartuchos atrás de uma melhora ofensiva, mas de nada adiantou. Pior que isso, ainda deu tempo do terceiro do Cuiabá, com Clayson. Fim de jogo: goleada e despedida melancólica para o Furacão.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 38ª rodada

CUIABÁ 3×0 ATHLETICO

Cuiabá
João Carlos; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson e Uendel (Rikelme); Filipe Augusto (Denilson), Raniele e Fernando Sobral (Lucas Mineiro); Derik Lacerda (Jonathan Cafú), Clayson e Isidro Pitta (Deyverson). Técnico: António Oliveira.

Athletico
Bento; Kaíque Rocha, Matheus Felipe (Lucas Belezi) e Vinicius Kauê (Canobbio); Madson (Bruno Peres), Hugo Moura, Erick e Cuello; Christian, Vitor Bueno (Rômulo) e Willian Bigode (Zappeli). Técnico: Wesley Carvalho

Local: Arena Pantanal (Cuiabá-MT)
Horário: 21h30
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Clayson aos 13′ do 1°T, Derik Lacerda aos 17′ do 1°T, Clayson aos 51′ do 2°T
Cartões amarelos: Fernando Sobral, Clayson Jonathan Cafú (CUI); Madson (CAP)
Renda: R$101.735,00
Público total: 9.689 torcedores

Derik Lacerda marcou um dos gols da vitória do Cuiabá sobre o Athletico.
Derik Lacerda foi um dos nomes da vitória do Dourado. Foto: Divulgação/Cuiabá

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Em ritmo de férias, Athletico termina Brasileirão com derrota de três para o Cuiabá

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.