Agora é oficial. O Athletico anunciou, nesta segunda-feira (4), que Cuca será o seu novo treinador para a sequência da temporada. O técnico assinou até o final do ano e inicia nesta semana os trabalhos no novo clube.

O acerto com Cuca vem pouco mais de 24 horas após a queda de Juan Carlos Osorio, demitido no último domingo (3), depois da derrota por 1×0 para o Londrina, sábado (2), no Estádio do Café, pelo duelo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. No mesmo dia, os dois lados já iniciaram as tratativas para o acerto.

Aos 60 anos, esta será a primeira vez que o treinador, assumidamente atleticano, trabalhará no Furacão, embora seja um desejo antigo do presidente Mario Celso Petraglia. Inclusive, em junho do ano passado, as duas partes chegaram a conversar, mas o técnico recusou o convite. Na ocasião, ele estava envolvido em tentar provar sua inocência da condenação por ato sexual com uma menor na Suíça, em 1987. Em janeiro, Cuca viu a Justiça da Suíça anular a decisão de 35 anos atrás, pelo fato do julgamento ter ocorrido à revelia. Ou seja, sem que ele estivesse lá para se defender.

Currículo de Cuca

Embora não tenha trabalhado no Rubro-Negro, Cuca já teve passagens pelos dois rivais. Foi jogador do Coritiba em 1996 e depois retornou, já como técnico, em 2005. Em 2003, disputou algumas rodadas do Brasileirão comandando o Paraná Clube, na sequência indo para o Goiás e conseguindo uma das maiores reações da era dos pontos corridos, tirando o Esmeraldino da zona de rebaixamento e terminando em nono lugar.

Também já passou por São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio. No Tricolor carioca, em 2009, também recuperou o time e evitou um rebaixamento certo.

Entre as principais conquistas estão dois Brasileirões (2016 pelo Palmeiras e 2021 pelo Atlético-MG), uma Libertadores (2013, pelo Atlético-MG) e uma Copa do Brasil (2021, pelo Atlético-MG). Em 2020, foi vice da Libertadores com o Santos.

Cuca no comando do Corinthians
Último trabalho de Cuca foi no Corinthians, em abril do ano passado. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Athletico anuncia Cuca como seu novo treinador

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.