O técnico Cuca, do Athletico, fez um pronunciamento e pediu desculpas às mulheres pelas situações que enfrentou fora de campo. O treinador precisou responder por acusações sobre um possível estupro cometido contra uma menor de idade, em 1987, na Suíça. Ele afirmou que aprendeu com tudo que viveu nos últimos anos e reconheceu que se omitiu durante muito tempo.

“Hoje eu sei que isso não é só sobre mim. Eu escolhi me recolher durante muito tempo, mesmo assim eu pude seguir minha vida. Uma mulher que passa por qualquer tipo de violência não consegue seguir a vida dela sem permanecer machucada, o impacto dura para sempre”, disse o técnico. Cuca chegou a ser condenado por ato sexual com menor e coação, o que foi anulado pelo tribunal de Berna, da Suíça.

“O mundo de futebol é de homens, em que eu vivo, e não tinham me cobrado nada durante todos aqueles anos. Mas o mundo está mudando, e acho que para melhor. Por isso, estou me dando conta que não basta ser um grande treinador, um grande pai, marido, avô, se eu não entender que o mundo é feito de outras coisas além do futebol”, continuou. Cuca estreou como treinador do Athletico na vitória por 6×0 sobre o Londrina, neste domingo (10).

Cuca diz que quer ajudar a educar a sociedade

“Eu me calei porque a sociedade também permitia que um homem se calasse. Agora, eu entendo que não posso ficar calado, porque o silêncio soa como covardia. Quantos homens que agora me escutam são capazes de olhar para o passado e rever as suas atitudes? O mundo é um lugar diferente para homens e mulheres e quando a gente enxerga isso pode até resistir, mas alguma coisa começa a mudar”, comentou.

Como vou fazer isso? Eu acredito no poder transformador da educação. Quero ajudar, quero jogar luz sobre a gravidade e a seriedade da violência contra a mulher. Quero usar a voz que tenho, para ao mesmo tempo que me educo, educar também outros homens a falar sobre esse tema, principalmente os jovens que amam o futebol”, concluiu Cuca.

Cuca, técnico do Athletico.
Cuca disse que quer ajudar na educação dos jovens. Foto: Geraldo Bubnia/AGB

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Cuca pede desculpa às mulheres: “Me calei porque a sociedade permitia”

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.