Desde que o acerto com o Athletico foi oficializado, o nome do atacante Vitor Roque se tornou o principal assunto em Barcelona. Mais especificamente entre a imprensa e os barcelonistas. Pelas conversas, a expectativa é que no ano que vem o clube catalão tenha a seu favor uma das maiores revelações do futebol nos últimos anos.

A empolgação é tão grande que os torcedores anseiam por informações do seu novo reforço. Os sites locais estão noticiando quase que diariamente informações de Vitor Roque. A cada gol marcado com a camisa do Furacão, a euforia aumenta. A última análise, na quarta-feira (26), diz que “não há dúvida, o Barça contratou o melhor 9 da América do Sul“.

Notícias de Vitor Roque na Espanha
Quase todos os dias Vitor Roque é notícia na Espanha. Foto: Reprodução/Sport.es

O jornalista brasileiro Daniel Cortouke, que mora na Alemanha e esteve em Barcelona ao longo do mês de julho, presenciou todo o momento que cercou a contratação de Vitor Roque. Segundo ele, a grande cobertura está na rivalidade com o Real Madrid, mais especificamente pelo fato de o time da capital ter contratado outra promessa brasileira, o atacante Endrick, do Palmeiras.

“O fato de ser uma contratação caríssima fez os jornais comentarem bastante. E todo mundo compara ele com o Endrick, que não faz gol, enquanto o Vitor Roque não para de marcar“, contou ele, à Banda B.

Vitor Roque e Endrick em Athletico x Palmeiras
Vitor Roque e Endrick são constantemente comparados na Espanha. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Torcida se empolga e vê Vitor Roque como o grande 9

Barcelonista ferrenho, o jornalista Ferrán Ramirez não esconde a ansiedade em contar com o atacante do Furacão. Desde que as especulações começaram, ele foi buscar mais informações e viu alguns vídeos que o animaram.

“Vi alguns gols e me parece ser muito bom, com condições de se adaptar ao estilo do Barcelona. A expectativa que tenho com Vitor Roque é que consiga ser o 9 titular em um ou dois anos. Precisamos de um atacante e espero que ele possa se tornar um muito bom”, contou Ramirez, em entrevista à Banda B.

E se por um lado a mídia compara Vitor Roque a Endrick, pelo fato de os dois serem apostas do futebol espanhol e contratações milionárias, Ferrán ressalta que o time catalão pode seguir os passos de outro acerto do rival: Vinícius Júnior. Até por isso, ele defende o alto valor investido por alguém desconhecido na Europa, mesmo com o clube passando por dificuldades financeiras.

Do jeito que está o mercado, acredito que foi um preço justo, se realmente estamos falando do que parece ser o futuro 9 da seleção brasileira. Hoje em dia o Barcelona não se permite comprar jogadores muito consolidados na Europa por uma má gestão do antigo presidente. Assim, me parece inteligente apostar em jogadores que ainda não jogaram em um grande clube europeu. Vinicius Júnior é um bom exemplo“, reforçou.

Pé atrás por conta de outro jogador do futebol paranaense

No entanto, apesar de toda a animação e confiança, existe uma certa insegurança de a contratação não dar certo. Não são poucos os casos de jogadores da América do Sul, mais especificamente brasileiros, que eram vistos como promessas e quando chegaram ao Barça não vingaram.

Um caso bem lembrado pelo torcedor é o de Keirrison, revelado pelo Coritiba. Em 2009, o K9 era o grande centroavante do Palmeiras, tinha sido artilheiro do Brasileirão pelo Coxa no ano anterior e a equipe espanhola desembolsou 14 milhões de euros (R$ 38 milhões à época) para contratá-lo. Apesar da alta quantia, ele nunca chegou a jogar pelo time, sendo emprestado diversas vezes.

Keirrison, em apresentação ao Barcelona
Keirrison nunca chegou a jogar no Barcelona. Foto: Divulgação/Barcelona

“A maioria (dos torcedores) espera ver ele primeiro jogando pelo Barcelona para tirar conclusões. Ninguém viu ele jogar direito, e não podemos confiar muito na imprensa. Além disso, nem todos os jogadores conseguem se adaptar à Europa. Um exemplo que tivemos aqui foi o Keirrison, que não fez gols pelo Barça“, relembrou Ramirez, que, apesar disso, prefere ressaltar que brasileiros normalmente costumam se dar bem com as cores grená.

“No Barcelona sempre se encaixam os grandes nomes, Ronaldo, Romário, Rivaldo, Ronaldinho… Sempre se tem uma grande esperança quando contratamos um atacante brasileiro“, completou ele, que também elogiou outros nomes oriundos do futebol paranaense e que foram para lá, como o goleiro Neto e, principalmente, o lateral-esquerdo Adriano.

Vitor Roque comemora gol pelo Athletico
A cada gol ou jogada pelo Athletico, Vitor Roque vira assunto na Espanha. Foto: Geraldo Bubniak/AGB