O Athletico está nas quartas de final da Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (22), o Furacão venceu o Belgrano por 2×0, no estádio Mario Kempes, em Córdoba, pela volta das oitavas da competição. Como já havia vencido a ida por 2×1, em Curitiba, o Rubro-Negro fechou o confronto com uma vitória de 4×1 no placar agregado. Mastriani e Di Yorio marcaram os gols do triunfo, ambos no segundo tempo.
Nas quartas de final, o Athletico vai encarar o Racing, da Argentina, que eliminou o Huachipato, do Chile. Porém, antes, o Rubro-Negro pensa nas outras competições. Na próxima segunda-feira (26), o Furacão enfrenta o Vasco, em São Januário, pelo Brasileirão. Na sequência, a equipe permanece no Rio de Janeiro para enfrentar o próprio Vasco, na quinta-feira (29), mas desta vez pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
O jogo do Athletico
O primeiro tempo em Córdoba foi de muita disputa e pouca inspiração. Correndo atrás do resultado, o Belgrano naturalmente se lançou mais ao ataque, mas não conseguiu levar grande perigo ao gol de Léo Linck. Quando tudo parecia caminhar bem para o Athletico, Esquivel cometeu uma falta dura e levou o vermelho direto. A inferioridade numérica fez com que o técnico Martin Varini sacrificasse Zapelli, substituindo-o por Fernando. A pressão do time argentino aumentou ainda mais, enquanto o Rubro-Negro não conseguia sair de trás.
Na volta para a etapa final, o técnico Juan Cruz Real colocou mais dois atacantes em campo e buscou sufocar o Athletico, que esperava um contra-ataque para tentar definir a classificação. E em um erro do Belgrano, o gol do desafogo veio. Troilo errou, Mastriani ficou de frente para o goleiro e não perdoou: 1×0, Furacão encaminhando a vaga. A partir daí, o time argentino ficou ainda mais pressionado e passou a cometer muitos erros. Assim, sobrou espaço para o Rubro-Negro chegar no contra-ataque e matar o jogo: Christian serviu Di Yorio, que ampliou: 2×0, Athletico classificado.
Ficha técnica
COPA SUL-AMERICANA
Oitavas de final – Jogo de volta
BELGRANO 0x2 ATHLETICO
Belgrano
Ignacio Chicco; Delgado (Heredia), Matías Moreno e Mariano Troilo; Barinaga, Rolón (Reyna), Quignón, Metilli e Velazquez (Suárez); Chavarria (Fernández) e Franco Jara.
Técnico: Juan Cruz Real
Athletico
Léo Linck; Erick, Thiago Heleno, Kaique Rocha e Esquivel; Fernandinho (Gabriel), Christian e Zapelli (Fernando); Cuello (Julimar), Canobbio e Mastriani (Di Yorio).
Técnico: Martin Varini
Local: Estádio Mario Alberto Kempes (Córdoba-ARG)
Árbitro: Carlos Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Derlis Lopez (PAR)
Gols: Mastriani aos 8′ do 2°T, Di Yorio aos 44′ do 2°T
Cartões amarelos: Rolón, Jara (BEL); Erick, Fernandinho, Christian (CAP)
Cartão vermelho: Esquivel (CAP)