Dois anos após sua morte, Barcímio Sicupira é mais uma vez homenageado. Na manhã desta terça-feira (7), a Assembleia Legislativa do Paraná entregou à família do Craque da 8 o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A outorga foi definida semanas antes da despedida do maior jogador e artilheiro da história do Athletico. A cerimônia foi cheia de emoção e de lembranças do ídolo do Furacão e comentarista esportivo, que teve a Banda B como casa por 22 anos.
A data da entrega foi justamente para marcar estes dois anos de saudade. A proposta do título foi feita pelos deputados estaduais Ademar Traiano (PSD, presidente da Assembleia), Alexandre Curi (PSD, primeiro secretário) e Luiz Cláudio Romanelli (PSD). Sicupira foi informado em outubro de 2021 da homenagem pelo desembargador aposentado do Tribunal de Justiça Antônio Loyola Vieira – que, nos anos 1970, estudou com o craque na Universidade Federal do Paraná.
O deputado Alexandre Curi lembrou deste fato em seu discurso. “Nossa homenagem, infelizmente, está sendo feita in memorian. Apresentamos o projeto em fevereiro de 2021. A lei foi aprovada em outubro daquele ano, mas não deu tempo de o título ser entregue em vida”, afirmou o primeiro secretário da Assembleia Legislativa. “Sicupira foi um dos grandes cidadãos do Paraná, honrando o nome de nosso estado por onde passou“, completou.
Trajetória de Sicupira
Na definição da Lei 13.115/2001, o título de Cidadão Benemérito é entregue aos nascidos no Paraná “com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenha prestado relevantes serviços de abrangência estadual e de contribuição significativa para todo Estado do Paraná“. Nada mais apropriado para Sicupira, que nasceu na Lapa e por quase 60 anos foi um dos nomes mais importantes do nosso esporte.
Com breve passagem pelo Coritiba em seu início de carreira, Barcímio Sicupira Júnior começou a brilhar no Ferroviário, onde foi campeão e atraiu a atenção do Botafogo. Foi para o Rio de Janeiro jogar com Garrincha, Didi, Zagallo e Nílton Santos, passou também pelo Botafogo-SP antes de chegar ao Athletico. Até hoje, com 168 gols, é o maior artilheiro da história do Furacão em quase 100 anos. Foi campeão paranaense em 1970, técnico e dirigente na Baixada.
A partir de 1976, Sicupira passou para os microfones. O Craque da 8, como foi chamado desde seu primeiro momento como comentarista, rodou o mundo pelas ondas do rádio e da TV, e trabalhou os últimos 21 anos de sua vida na Banda B. Foi a emissora em que ele trabalhou por mais tempo, e que até hoje sente falta de seu talento, sua parceria e sua amizade. Agora cidadão benemérito do Paraná, Barcímio Sicupira continua inesquecível.
- Receba em primeira mão TODAS as notícias do Athletico!
https://chat.whatsapp.com/FbDekp9fUbRDRXmbTMxvHq

Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Barcímio Sicupira é cidadão benemérito do Paraná
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.