A temporada 2024 mal começou, a Copa do Brasil deu seu pontapé inicial apenas na semana passada, mas o Athletico já conquistou uma vaga no principal torneio mata-mata do país de 2025. Isso graças ao primeiro lugar da primeira fase, somada à diferença de pontos para o segundo colocado.

Em quinto lugar no ranking nacional de federações da CBF, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) tem direito a cinco vagas na competição nacional, assim como os terceiro (Federação Mineira) e quarto (Federação Gaúcha) colocados. Apenas as duas primeiras (paulistas e cariocas) ganham seis vagas.

À medida que todas as vagas do Estado são via o Campeonato Paranaense, o Furacão já tem, no mínimo, o quinto lugar garantido, mesmo que seja eliminado pelo Londrina nas quartas de final da competição. A classificação final do Estadual é feita com a somatória de pontos de todas as fases e as únicas equipes que podem passar o Furacão nas quartas são Coritiba e Maringá.

No entanto, com quatro e cinco pontos a menos que o Rubro-Negro, respectivamente, os dois só passariam conquistando as vagas para as semifinais. Ou seja, o Athletico já está entre os cinco primeiros, independentemente do que aconteça daqui em diante.

Athletico pode dar vaga para outro clube?

Em 2024, a Federação Paranaense tem seis representantes na Copa do Brasil: Coritiba e Cianorte, que já foram eliminados, por Águia de Marabá e Corinthians, respectivamente, Cascavel, Maringá e Operário, que estreiam na quarta-feira (28), e o próprio Athletico, que só entra na terceira fase.

Essa entrada do Furacão mais adiante é que explica o fato de o Estado ganhar uma vaga extra. O Rubro-Negro entrou no torneio via Brasileirão. A CBF disponibiliza 12 vagas que entram direto na terceira fase, distribuídas para os campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde do ano anterior e as outras nove vagas para brasileiros que disputam a Libertadores, que é o número máximo que pode se chegar de representantes (o campeão da Copa do Brasil, o G6 do Brasileirão e mais os possíveis vencedores de Libertadores e Sul-Americana).

Caso nenhum brasileiro vença os torneios continentais e fique com sete ou oito vagas na Libertadores, as outras posições restantes vão para os melhores classificados do Campeonato Brasileiro fora da Liberta. No caso de 2023, o Athletico foi o oitavo colocado e, por isso, ganhou o direito de entrar apenas mais para frente na competição.

Consequentemente, não usou a sua vaga de direito via Campeonato Paranaense, sendo o campeão estadual de 2023, passando para o Cianorte, que foi o sexto colocado no ano passado. Algo que pode se repetir para 2025, dependendo do desempenho atleticano ao longo da temporada.

Jogadores do Athletico comemoram gol na Ligga Arena
Campanha do Furacão garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Foto: Ernani Ogata/Código 19

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Athletico garante vaga antecipada na Copa do Brasil de 2025

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.