Furacão está em desvantagem para o jogo de volta. (Divulgação/Athletico)

Com melhor campanha durante a primeira fase, o Athletico perdeu por 2 a 1 para a equipe do Fluminense no estádio Luso Brasileiro, nesta segunda-feira (14), pela primeira partida da final do Campeonato Brasileiro sub-17. Com gols de Kayky e Joilson os cariocas ficaram em vantagem, Pértile descontou, mas o Flu joga por um empate na Arena da Baixada, Furacão precisa de um gol ou mais de diferença para se sagrar campeão.

Jogo de volta está marcado para a próxima segunda-feira (21), às 15h, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O jogo

Na primeira partida da finalíssima, o Fluminense começou impondo o ritmo de jogo. A equipe subia principalmente pela esquerda, com Gustavo Lobo, e trazia intensidade para o ataque dos donos da casa.

Fernando Seabra optou por trabalhar a posse de bola e construir as jogadas de pé em pé. A equipe rubro negra conseguiu chegar com Marcos Vinicius e Vitor do Carmo, mas parou no goleiro Cayo Fellipe. Aos 34, Jader conseguiu uma enfiada de bola pelo lado direito, mas novamente o arqueiro do Flu fechou os espaços e impediu a investida.

Dois minutos depois, Arthur cobrou um escanteio para o tricolor, Mycael subiu para fazer a defesa, mas deixou a bola passar, Gustavo Lobo vinha chegando para completar para dentro da meta, mas Leonardo salvou em cima da linha. Aos 45 minutos, a zaga do rubro negro deixou espaço, o artilheiro do campeonato, Kayky abriu espaço e arriscou de frente para a meta de Mycael, a bola bateu na trave, mas o arqueiro do Athletico não conseguiu impedir a sua entrada.

Na segunda etapa, Fernando Seabra tirou Marcos Vinicius e colocou Leonardo Costa e deu um pouco mais de velocidade. Jader teve uma oportunidade com a cobrança de escanteio, mas a defesa do Fluminense apertou as linhas defensivas. Aos 12 minutos, mais uma vez Leonardo, zagueiro rubro negro operou mais uma defesa em cima da linha. Arthur chegou com a bola e arriscou, no rebote, o goleiro Mycael estrava vendido, mas o zagueiro tirou em cima da linha.

Só que aos 14 minutos, Arthur cobrou a falta e a bola foi no miolo da defesa, o zagueiro Joilson apareceu e marcou como deu o segundo tento da equipe. Quatro minutos depois, foi a vez do Furacão diminuir a diferença, Pértile saiu do banco de reservas para trazer mais fôlego ao rubro negro, e arriscou do meio da rua, na batida cruzada, Cayo Fellipe ficou vendido e o atacante athleticano marcou.

 

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 2X1 ATHLETICO

 

Data: Segunda-feira, 14 de dezembro

Local: Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro

Horário: 17h

Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)

Assistentes: Thiago Gomes Magalhães (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)

 Fluminense: Cayo Fellipe; Justen (Daniel), Davi Schuindt, Joilson e Jefté; Metinho (Alexsander), Kayky (Abner) e Arthur (Eduardo); João Neto, Matheus Martins (Rafael) e Gustavo Lobo (Thiago)

Técnico: Guilherme Torres

Athletico: Mycael; Diego Caito (Vinicius Pértile), Leonardo Estigarribia, João Pedro e Vinícius Kauê; Juninho, Ataíde, Marcos Vinicius (Leonardo Costa) e Jader; Vitor do Carmo e Emersonn

Técnico: Fernando Seabra

Gol: Kayky e Joilson (FLU); Pértile (CAP)

Cartão Amarelo: João Neto, Davi e Thiago (FLU); Leonardo Estigarribia e Leonardo Costa (CAP)