O Athletico começa, nesta segunda-feira (16), uma espécie de “semana D” para a temporada. Os próximos dois jogos serão decisivos para o Furacão, pensando na temporada 2024. Em oitavo no Brasileirão, o Rubro-Negro está fora da zona de classificação para a Libertadores, principal objetivo do clube, e terá pela frente dois adversários acima dele na tabela.

O primeiro é um duelo direto. Na quarta-feira (18), o Athletico encara o Grêmio, às 19h, em Porto Alegre. Se ganhar, não ultrapassa o adversário pelo número de vitórias, mas o iguala nos mesmos 44 pontos. Atualmente, o time gaúcho é o terceiro colocado, com 44 pontos.

Depois, no sábado (21), enfrenta o líder Botafogo, às 21h, no Nilton Santos. 14 pontos atrás dos cariocas, o Furacão não almeja mais o título, mas derrotar o primeiro colocado fora de casa seria um resultado que embalaria a equipe para as última dez rodadas.

Athletico em queda na tabela

Depois de dez jogos de invencibilidade, o Furacão agora amarga apenas um ponto somado em dois confrontos. Com isso, caiu para oitavo e só não foi ultrapassado pelo Atlético-MG graças ao rival Coritiba, que venceu em Belo Horizonte. Dessa vez, tem dois compromissos longe da Ligga Arena, onde não vem tendo um bom aproveitamento.

Mesmo assim, precisa somar pontos se quiser disputar a principal competição do continente no ano do centenário. Mais do que olhar para trás na tabela, é preciso olhar para cima. Se voltar para Curitiba sem nenhum ponto nesses compromissos, o Rubro-Negro corre o risco de ficar até sete pontos longe do sexto colocado, uma diferença alta para se tirar em tão pouco tempo, mesmo com duelos diretos ainda.

Possibilidade de G8

As chances do Athletico podem aumentar dependendo de dois concorrentes diretos: Fortaleza e Fluminense ainda terão, nos próximos dias, as decisões da Sul-Americana e da Libertadores, respectivamente. Caso os dois se tornem campeões, o G6 do Brasileirão se torna G8.

Neste caso, o Furacão, atualmente, estaria na zona de classificação para a fase preliminar do torneio. De qualquer forma, seria um atalho para disputar a Libertadores, mesmo com uma campanha tão irregular. O que não tira a importância desta semana, uma vez que a definição de G6, G7 ou G8 acontecerá só após 4 de novembro.

No primeiro turno, Athletico perdeu em casa para o Grêmio. Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Athletico tem semana que pode selar destino na temporada

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.