O Athletico está pronto para mais um salto. Após a afirmação como um clube grande no País, as constantes participações em torneios continentais, as negociações milionárias e a consolidação do pagamento da dívida da Ligga Arena, o Furacão agora quer mais. E para se tornar um protagonista do futebol sul-americano, a cartada rubro-negra é a transformação definitiva em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

O plano do Athletico para sua SAF é em um modelo totalmente diferente de todos os clubes brasileiros que já fizeram a transição. Ao contrário do que vem acontecendo, o Furacão não vai vender uma porcentagem que lhe tire o controle da operação do futebol. Quer dizer, o Rubro-Negro procura um parceiro que encampe o projeto e que tope assumir 49% da participação. E com um aporte significativo, maior do que já foi movimentado até agora.

Desde o ano passado o valor que se pensava para um parceiro era de R$ 1,5 bilhão – o que daria ao Athletico um valor total de R$ 3,06 bilhões, cerca de 650 milhões de dólares. Esse valor não foi dito publicamente, apesar de Mário Celso Petraglia, hoje afastado da presidência para cuidar da saúde, ter falado que a SAF rubro-negra valeria mais que Vasco, Cruzeiro e Botafogo juntos. Quem está auxiliando o Furacão na busca por interessados é o Bank of America, o segundo maior empresa dos Estados Unidos.

Avanço na SAF do Athletico

Na reunião do Conselho Deliberativo realizada na semana passada, que aprovou o acordo sobre a dívida da Arena, o diretor financeiro do Athletico, Márcio Lara, confirmou que o próximo passo é a SAF. “Tudo que o presidente Petraglia pensou está acontecendo. Estamos prontos para o próximo salto, a transformação em SAF. Somos o clube mais bem avaliado do País e vamos concretizar o sonho de ser o maior clube das Américas“, afirmou o cartola.

Lara também falou que Mário Celso Petraglia continua na liderança dos grandes projetos do Athletico, deixando o dia a dia para a comissão gestora liderada pelo presidente em exercício Aguinaldo Coelho de Farias. “Tenho certeza que o presidente estará aqui, conosco, assinando este acordo da SAF. Tudo isso trouxe consequências para a saúde dele, e por isso temos sempre que homenageá-lo. Nós temos o presidente mais visionário e que tem o maior amor por este clube“, completou o diretor.

Reunião do Conselho Deliberativo do Athletico.
Os conselheiros do Athletico deram novamente amplo aval aos planos da diretoria. Foto: Cahuê Miranda/CAP