Com o título do Campeonato Paranaense em mãos, o Athletico agora mira a principal parte da temporada. No ano de maior investimento de sua história, o Furacão sabe que a conquista do Estadual não é suficiente e buscará outras taças para coroar ainda mais o centenário do clube. E o foco se dividirá em três competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.

A caminhada no Brasileirão começa neste domingo (13), diante do Cuiabá, na Ligga Arena. A expectativa para a disputa da competição há tempos não era tão grande e traz apenas um objetivo: a briga pelo título. Os quase R$ 80 milhões gastos em contratações, juntamente a presença do gabaritado Cuca à beira do gramado, reforça ainda mais o patamar que o Furacão pretende alcançar no futebol brasileiro.

O Athletico não termina entre os três primeiros do Brasileirão desde 2013. Porém, mesmo naquela ocasião, o Rubro-Negro não brigou diretamente pelo título, uma vez que o Cruzeiro se distanciou dos concorrentes. Então, é possível se dizer que a última vez que o Furacão sonhou com a taça durante o campeonato foi em 2004, quando terminou na vice-liderança. Já a única conquista aconteceu em 2001, e já completou 22 anos.

As demais competições do Athletico

Diferente dos pontos corridos, o Athletico tenta manter o forte histórico recente nos mata-matas. Na Sul-Americana, o Furacão terá ainda pela frente a sequência da fase de grupos, mas deve garantir uma classificação sem sustos. Bicampeão do torneio, o Rubro-Negro já deu uma demonstração de sua superioridade em relação a alguns clubes que disputam a competição, ao golear o Sportivo Ameliano, fora de casa, na estreia.

Assim como no Brasileirão, o foco na Sul-Americana é claro: ir em busca da taça e se estabelecer ainda mais como uma força continental. Em meio à disputa das duas competições, o Athletico aguarda pela definição do seu adversário da terceira fase da Copa do Brasil. Os confrontos de ida e volta acontecerão entre os 1º e 22 de maio, mas a CBF ainda não definiu a data do sorteio. Campeão em 2019, o Furacão também entra como um dos principais candidatos ao título.

E o elenco do Athletico?

Contudo, para bater de frente nas três competições, o Athletico sabe que precisará sanar todos os “buracos” do elenco. O técnico Cuca já afirmou mais de uma vez que enviará à diretoria uma lista de avaliações sobre o plantel, indicando quais setores precisam de contratações. Até porque, com várias semanas com dois jogos, o treinador precisará rodar bastante a escalação e ter boas opções de banco para administrar o calendário.

O Athletico tenta seguir forte no ano do centenário.
Furacão tenta sair com mais taças em 2024. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

O que espera o Athletico para a principal parte da temporada?

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.