Em má fase no Brasileirão como mandante, com cinco derrotas seguidas, além de mais dois empates, o Athletico não pode dizer que sofre do mesmo mal em mata-matas. Nos últimos oito confrontos eliminatórios em casa, o Furacão venceu oito vezes e perdeu apenas uma vez.

A última derrota foi em julho de 2023, quando levou 2×0 para o Flamengo e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil, mesma fase na qual decide seu futuro contra o Vasco, quarta-feira (11), às 21h30, na Ligga Arena, depois de ter perdido por 2×1 no jogo de ida, em São Januário.

Desde o duelo com os cariocas, porém, o Rubro-Negro só soma vitórias em casa, sendo três ao longo do Paranaense, quando superou Londrina, Operário e Maringá e foi campeão estadual, duas pela própria Copa do Brasil, diante de Ypiranga-RS e Red Bull Bragantino, duas pela Sul-Americana, contra Cerro Porteño, do Paraguai, e Belgrano, da Argentina, além de uma pela Libertadores, contra o Bolívar, no ano passado.

Vitória com eliminação

O duelo com os bolivianos, aliás, traz um misto de histórico positivo com frustração. Pelas oitavas de final da Libertadores de 2023, o Athletico havia perdido para o Bolívar por 3×1 na ida, na Bolívia. Na volta, venceu por 2×0 e levou a decisão para os pênaltis.

Porém, o zagueiro Thiago Heleno errou a última cobrança e o Furacão foi eliminado por 5×4 nas penalidades. Ainda assim, no tempo normal reverteu a desvantagem no jogo de ida.

Números do Athletico são positivos

De 2022 para cá, os números gerais do Rubro-Negro em mata-matas como mandante são bons. No total, foram 24 jogos, com 18 vitórias, três empates e três derrotas, um aproveitamento de 79,1%.

Os tropeços, além do Flamengo, em 2023, foram para o próprio rival carioca, também pela Copa do Brasil, em 2022, e para o Coritiba, na semifinal do Paranaense de 2022. Na conta tem também a decisão da Recopa Sul-Americana, contra o Palmeiras, em 2022, que terminou empatada em 2×2 na Arena.

Para se classificar para as semifinais da Copa do Brasil, o Athletico precisa vencer o Vasco por dois gols de diferença. Se ganhar por apenas um gol, a decisão da vaga vai para os pênaltis.

Lance de Athletico x Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil
Entre as vitórias do Furacão, está a sobre o Red Bull Bragantino, nas oitavas de final da Copa do Brasil. Foto: Geraldo Bubniak/AGB