Novo técnico do Athletico para a sequência da temporada, Martin Varini chega para muitos como uma “aposta”. Com somente 32 anos e pouca vivência como treinador principal, o uruguaio desembarcou em Curitiba com a missão de salvar o centenário do clube. E, para isso, ele traz consigo particularidades e experiências interessantes, entre elas, uma passagem pelo futebol brasileiro. O Furacão confirmou a contratação no final da tarde deste terça-feira (9).

Pouco tempo depois de começar a sua carreira como técnico principal, Varini trabalhou como auxiliar de Paulo Pezzolano no Cruzeiro. Ambos estiveram juntos em Belo Horizonte entre 2022 e 2023 e seguiram juntos para o Real Valladolid, da Espanha, quando deixaram o clube celeste. Pezzolano, inclusive, chegou a exaltar o potencial do novo treinador do Athletico e previu que seu pupilo irá superá-lo um dia.

“Sempre estamos conversando, nos comunicando e sabendo o que queremos para o jogo e para a equipe. Estou tranquilo. Sou o treinador, mas quem está comigo, o assistente técnico, sabe mais que eu. O Martín será melhor que eu, assim penso”, disse ele sobre o então auxiliar. Enquanto esteve no Cruzeiro, Varini chegou a comandar a equipe em cinco partidas, com quatro vitórias. O profissional fez parte da conquista da Série B em 2022 e caiu nas graças da torcida celeste.

O que Varini traz ao Athletico?

Depois das passagens por Cruzeiro e Valladolid, Varini assumiu o Defensor, onde fez um trabalho de destaque. Com o técnico, o clube conquistou a Copa do Uruguai em 2024 e ocupa a terceira posição do campeonato nacional. O ponto negativo foi a eliminação precoce na primeira fase da Libertadores, nos pênaltis, para o Puerto Cabello, da Venezuela. Porém, os números jogam a favor do novo treinador do Athletico.

As principais valências dos trabalhos de Varini são a busca pelo ataque e o jogo com a bola nos pés. Sob o comando do treinador, o Defensor marcou 45 gols em 26 jogos no ano – uma média de 1,7 por partida, e tem o segundo melhor ataque do Campeonato Uruguaio. O desempenho defensivo, por outro lado, não chama a atenção. No mesmo recorte de jogos, a equipe sofreu um total de 26 gols, ou seja, um por partida.

Estreia pelo Athletico

Agora, a expectativa é para que o Athletico anuncie Varini nas próximas horas. O treinador chegou a Curitiba na noite desta segunda-feira (08) para assinar o contrato com o Furacão. Devido ao pouco tempo para conhecer o clube e ser regularizado no BID da CBF, a tendência é de que ele ainda não comande a equipe na partida diante do Bahia, nesta quarta-feira (10), na Ligga Arena.

A estreia, portanto, pode acontecer contra o Ypiranga, na Copa do Brasil, também em Curitiba, onde o Athletico precisará vencer por dois gols de diferença para avançar às oitavas de final. Já na semana que vem, o Rubro-Negro inicia os duelos contra o Cerro Porteño, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.

Martin Varini, novo técnico do Athletico.
Treinador foi anunciado nesta terça-feira (07). Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ex-Cruzeiro e campeão no Uruguai: conheça Martin Varini, novo técnico do Athletico

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.