O Athletico tentará nas próximas partidas recuperar a sua força dentro de casa no Campeonato Brasileiro. Tradicionalmente um ponto forte do Furacão, a Ligga Arena virou sinônimo de ponto perdido na atual edição da Série A. No sábado (05), o Rubro-Negro recebe o líder Botafogo e precisa voltar a vencer em seu estádio para se distanciar da zona de rebaixamento.

A última vitória do Athletico na Arena pelo Brasileirão foi ainda no dia 13 de junho – ou seja, completará quatro meses de jejum caso não vença o Botafogo. Na ocasião, o Furacão bateu o Criciúma por 3×1, em jogo válido pela oitava rodada. De lá para cá, a equipe disputou oito jogos em Curitiba, com cinco derrotas e três empates. A sequência contribuiu para que o Rubro-Negro seja o terceiro pior mandante de toda a Série A.

Dentro de casa, o Athletico somou mais pontos apenas do que Atlético-GO e Cuiabá, os dois lanternas do Brasileirão. O Furacão possui um aproveitamento de 41% como mandante, rendimento idêntico ao do time atuando fora de Curitiba – também 41%. Para efeito de comparação, o Rubro-Negro teve um aproveitamento de 67% em casa na Série A do ano passado.

Athletico busca arrancada na Arena

Apesar da sequência negativa no Brasileiro, o Athletico não perde há três jogos na Arena – contra Vasco (Copa do Brasil), Fortaleza (Brasileiro) e Racing (Sul-Americana). Porém, para se afastar das últimas colocações, o Furacão precisará voltar a somar vitórias diante de seu torcedor. Das quatro próximas rodadas da Série A, três serão em Curitiba: Botafogo, Cruzeiro e Vitória.

O jogo deste sábado, inclusive, marca a estreia de Lucho González como técnico do Athletico diante do torcedor. Já familiarizado com o ambiente do estádio, o treinador espera recuperar a força do Furacão na Baixada. “O mental dos jogadores está forte para sairmos dessa situação. Com a atitude que tivemos no domingo (contra o Flamengo), jogando com nosso torcedor, em nossa casa, sabemos do ambiente que podemos criar nessa reta final do campeonato”, disse, em sua entrevista coletiva.

Athletico x Botafogo terá cobertura total da Banda B, com narração de Marcelo Ortiz, comentários de Cristian Toledo e reportagens de Gabriel Ortiz e Jhonatan Mendes. A transmissão começa a partir das 15h, com o Bola na Mesa, que terá a apresentação de Osmar Antônio. Acompanhe a partida pelo AM 550, pelo FM 79.3no nosso aplicativo, nas redes sociais e pelo nosso canal no YouTube.

Torcida do Athletico na Arena.
Arena não vem sendo um ponto forte do Furacão nesta Série A. Foto: Geraldo Bubniak/AGB