O Athletico aproveitou esta janela de transferências de julho para trazer reforços pontuais. O elenco praticamente não foi alterado em relação ao início do mercado – saíram seis nomes e chegaram cinco -, mas entre os que chegaram, contratações para setores carentes, como a zaga, lateral-esquerda e o meio de campo.
O primeiro, inclusive, acertou antes mesmo da abertura da janela. O lateral-esquerdo Lucas Esquivel já vinha treinando desde maio no CT do Caju e, diante da rescisão do contrato de Pedrinho e da lesão de Fernando, estreou logo na primeira oportunidade e se tornou titular absoluto.
Outro que ganhou espaço e foi titular na maioria das partidas foi o volante Vidal. O jogador foge um pouco das características de mercado do Furacão, que é buscar revelações no mercado sul-americano, mas chegou como uma grande oportunidade e também para dar experiência ao grupo. Dos quatro jogos em que atuou desde que esteve à disposição, foi titular em três.
Principal mudança do Athletico é no meio-campo
Um dos setores que mais se reforçou foi a defesa, com as chegadas dos zagueiros Cacá, que estreou na derrota para o Bolívar, pela Libertadores, e Felipe Aguilar, que retornou de empréstimo. O colombiano, aliás, não consta no elenco do site oficial do Rubro-Negro, uma vez que havia renovado o empréstimo com o Lanús. Porém, rescindiu com o clube argentino e já foi registrado no BID pelo time atleticano.
Mas o que mais terá impacto na sequência da temporada é o meio-campo. Embora tivesse perdido a titularidade com o ex-técnico Paulo Turra, Terans era um grande diferencial no grupo. Líder de assistências e com gols decisivos, o uruguaio foi negociado com o Pachuca, do México.
Para substituir o camisa 10, o Athletico foi à Argentina e trouxe Bruno Zapelli, uma das revelações e apostas do país vizinho. Tanto que foram gastos mais de R$ 19 milhões para trazê-lo. A ideia é que o atleta de 21 anos vá sendo utilizado aos poucos e não chega para ser uma solução para o meio-campo.
Ou seja, à exceção da lateral-esquerda, que se tornou uma necessidade, o Furacão optou por reforçar o elenco, mas não o time titular. Porém, mudanças podem ocorrer na reta final da temporada, justamente já pensando em 2024, dando espaço aos mais jovens.
Confira quem chegou e quem saiu do Athletico na janela:
Chegaram: Lucas Esquivel (lateral-esquerdo), Cacá (zagueiro), Felipe Aguilar (zagueiro), Vidal (meia) e Zapelli (meia)
Saíram: Léo Cittadini (meia), Terans (meia), Reinaldo (atacante), Julimar (atacante), Bissoli (atacante), Matheus Babi (atacante)