O Athletico tem como prioridade neste final de ano encontrar um técnico para comandar a equipe em 2024. E alguns nomes que o clube vê com bons olhos são dois ex-auxiliares de Pep Guardiola. Um deles, conhecido do futebol brasileiro, com uma passagem pelo Flamengo.

Trata-se de Domenec Torrent, que trabalhou no time carioca em 2020, após a saída de Jorge Jesus. De acordo com a jornalista Nadja Mauad, do ge.globo, no mês passado o Furacão abriu negociações com o treinador espanhol de 61 anos. Na conversa, estavam Márcio Lara e Alexandre Mattos, que deixou o Rubro-Negro nesta segunda-feira (11).

Auxiliar de Guardiola desde os tempos de Barcelona, foi com o técnico também para o Bayern de Munique e também Manchester City, onde trabalhou com o volante Fernandinho, o que pesa a favor dele. Em 2018, tentou voo solo comandando o New York City, do mesmo grupo dos donos do time inglês, onde ficou até 2019. Em 2020 teve uma rápida passagem pelo Flamengo, de apenas 24 jogos. Entre 2021 e 2022 treinou o Galatasaray, da Turquia. Desde então, está sem clube.

Domenèc Torrent, então técnico do Flamengo, em 2020, interessa ao Athletico
Domenèc Torrent teve uma passagem irregular pelo Flamengo, em 2020. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Outro auxiliar de Guardiola tem o aval de Fernandinho

Outro ex-braço direito de Guardiola que interessa é Juan Manuel Lillo. Aos 59 anos, ele tem mais rodagem como treinador, passando por vários clubes pequenos da Espanha. Passou também pelo futebol do México, da Colômbia e do Japão, como Dorados, Millonarios, Atlético Nacional e Vissel Kobe. Também foi auxiliar-técnico da seleção do Chile, o que lhe dá mais conhecimento do futebol sul-americano.

Em 2019 foi contratado para ser auxiliar do Manchester City, tendo uma rápida saída entre 2022 e 2023 para comandar o Al-Sadd, do Qatar, até voltar nesta temporada para o time inglês. Também trabalhou com Fernandinho, por três temporadas. Inclusive, foi o jogador quem indicou o espanhol ao presidente Mario Celso Petraglia, que ainda estuda outros nomes.

Juan Manuel Lillo, auxiliar de Guardiola no Manchester City
Lillo trabalhou com Fernandinho no Manchester City. Foto: Divulgação/Manchester City

Ex-técnico do Goiás foi procurado

Comandante do Goiás em boa parte do Brasileirão, o português Armando Evangelista também foi procurado. Pessoas ligadas ao Athletico entraram em contato com ele para saber sua situação. Evangelista teve uma passagem elogiada no Esmeraldino, somando 27 dos 38 pontos do clube no campeonato. O treinador deixou a equipe após problemas de interferência em seu trabalho. O português seria uma segunda opção para o Furacão.

Athletico tem outros nomes no radar

Além dos dois, o Athletico ainda estuda várias outras opções no mercado. Um deles é o uruguaio Gustavo Matosas, que defendeu o Furacão como jogador em 1995 e 1996. Como treinador, fez história no futebol mexicano, onde passou mais tempo, conquistando o Campeonato Mexicano pelo León e a Liga dos Campeões da Concacaf pelo América.

Também foi campeão uruguaio com o Danubio, além de ter passado por times do Peru, Paraguai e Argentina e ter trabalhado rapidamente na seleção da Costa Rica. Seu último clube foi o Atlético San Luis, do México, na temporada 2019/2020.

Quem também foi especulado foi Jorge Almirón, argentino de 52 anos, que comandou o Boca Juniors na conquista do vice-campeonato da Libertadores. Ele se desligou do time no dia seguinte após perder o título para o Fluminense.

Armando Evangelista, ex-técnico do Goiás, foi procurado pelo Athletico
Armando Evangelista, ex-técnico do Goiás, foi procurado. Foto: Divulgação/Goiás