Um jogador com passagem discreta pelo Athletico colocou seu nome na história do futebol japonês. Ele passou a figurar entre os brasileiros que marcaram mais gols na J-League, campeonato com presença fundamental dos nossos jogadores. A virada da competição aconteceu com a ida de Zico, que se tornou o nome mais importante na consolidação do esporte por lá. Também jogaram por lá Careca (o da seleção), o paranaense Alcindo, o naturalizado Ruy Ramos e Emerson Sheik, que brilhou no Corinthians.

E foi justamente o hoje comentarista do SBT que perdeu a posição no top-10 dos artilheiros brasileiros na J-League. Quem o ultrapassou foi Anderson Lopes. Lembra dele? Ele atua no Japão desde 2016, quando deixou o Athletico rumo ao Sanfreece Hiroshima. De lá para cá, tirando uma breve passagem em 2021 pelo Wuhan, da China, foram 158 partidas e 72 gols no campeonato japonês. A marca foi atingida no último final de semana com a camisa do Yokohama Marinos.

Com mais sete gols, Anderson Lopes iguala Alcindo, que foi contemporâneo de Zico no Kashima Antlers. Aos 30 anos, o ex-atacante do Athletico vislumbra bater o recorde de gols entre brasileiros na J-League. Esse posto é ocupado por Marquinhos Cambalhota, aquele ex-Coritiba, que marcou 152 vezes. “Tenho muita lenha para queimar e espero subir ainda mais nesse ranking”, disse o ex-atleticano.

Anderson Lopes no Athletico

Em 2016, Anderson Lopes teve uma rápida passagem pelo Athletico. Contratado junto ao Avaí, ele atuou em 19 jogos, entre Campeonato Paranaense, Brasileirão, Copa do Brasil e Primeira Liga (a tentativa da volta da Copa Sul-Minas, somando Flamengo e Fluminense). Ele marcou dois gols no Furacão – o da vitória sobre o Maringá, no Estadual, e um da goleada por 5×0 sobre o Dom Bosco, pela Copa do Brasil.

Anderson Lopes, ex-Athletico.
Anderson Lopes tem 72 gols marcados no Japão. Foto: Divulgação/J-League