A “segunda parte” da temporada do Athletico se inicia neste domingo (26), diante do Londrina, na última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Deste jogo até a estreia na Libertadores, prevista para abril, o Furacão só entra em campo nos finais de semana, com o técnico Paulo Turra tendo mais tempo para treinar a equipe.
E, com isso, a estratégia de rodar o elenco para evitar desgaste excessivo torna-se desnecessária. “Agradeço a Deus por ter semanas cheias de treinamentos”, brincou Paulo Turra. Portanto, mesmo já garantido com a primeira colocação e com o mando de campo assegurado nas quartas de final e, se classificado, na semifinal do Paranaense, o Athletico passa a usar o time considerado titular a partir de agora.
Mas qual seria o time titular do Athletico? É possível cravar pelo menos cinco jogadores considerados titulares absolutos. Nas outras seis posições “abertas”, existem disputas já em andamento e outras que começarão a ser questionadas agora. Confira abaixo os ‘intocáveis’ e quem briga por posição.
Titulares absolutos do Athletico
Mesmo que nem todos tenham atuado tanto tempo neste Paranaense, cinco jogadores têm suas posições garantidas no time de Paulo Turra. O goleiro Bento é titular do Athletico desde o ano passado, e cada vez mais se afirma como ídolo da torcida. Posto que já é ocupado por outros dois ‘intocáveis’, o zagueiro Thiago Heleno e o volante Fernandinho.
No meio-campo, Terans foi se impondo pela qualidade. Hoje ele é a referência técnica do time e o cara que pode decidir a favor do Athletico em um lance. E o quinteto é fechado por Pablo, que vive o melhor início de temporada da carreira e é o artilheiro do Campeonato Paranaense, com oito gols em nove jogos.
As disputas
Lateral-direita: Khellven leva vantagem, até porque Madson só agora se recuperou de uma lesão muscular. Mais acostumado às ações defensivas, ele pode ser escalado por Paulo Turra dependendo do esquema tático que o Athletico utilizar.
Zaga: Pedro Henrique foi titular nos últimos anos, e talvez nunca tenha tido sua posição tão ameaçada como nesta temporada. Zé Ivaldo, que voltou ao Athletico a pedido de Turra, vive bom momento e ganha espaço. E Kaique Rocha, recém-contratado, veio para jogar, mas vem de longo período de inatividade.
Meio-campo: Na primeira função, Erick segue sendo favorito, mas Paulo Turra usou formações com Alex Santana e Hugo Moura. Mais à frente, Vitor Bueno, assim como Terans, também está cavando sua vaga como titular do Athletico em campo, com um ótimo Paranaense. A disputa dele é com os atacantes.
Ataque: Aqui está o grande dilema do treinador do Athletico. Caso mantenha o desenho tático que Felipão implantou no ano passado, Canobbio e Cuello hoje praticamente não têm oposição. Mas, se usar o esquema que melhor funcionou no Estadual, um deles sobra, e nos últimos jogos Cuello ficou no banco. E agora há o “fator Vitor Roque“, que ninguém vê como reserva no Furacão, e que Paulo Turra admitiu que ele pode jogar ao lado de Pablo.
Londrina x Athletico, às 16h do domingo, no estádio do Café, terá cobertura da Banda B, com narração de Anderson Luís. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.br, nas redes sociais e no YouTube.