Furacão terá diferente planejamento para 2023. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

O Athletico deve disputar o Campeonato Paranaense de 2023 com o elenco principal. Após utilizar o time de Aspirantes nos últimos nove anos, a tendência é que o Rubro-Negro opte por um planejamento diferente no início da próxima temporada. A informação foi divulgada pela jornalista Monique Vilela.

O Furacão disputa o Estadual com a equipe sub-23 desde 2013. A ideia era dar espaço e rodagem a novos atletas, que poderiam ser aproveitados ao longo da temporada.

Divergências e erros de planejamento

Porém, em 2022, a estratégia acarretou em problemas. O Furacão demitiu o treinador dos Aspirantes James Freitas e o da equipe principal Alberto Valentim ainda nos primeiros meses do ano. O Rubro-Negro parou na semifinal do Paranaense e teve uma campanha de seis vitórias, seis empates e três derrotas em 15 jogos.

A forma de planejamento no Estadual também trouxe divergências entre o ex-diretor técnico Paulo Autuori e o presidente Mário Celso Petraglia. Enquanto o mandatário rubro-negro defendia utilização de mais jogadores do elenco principal, Autuori queria a manutenção do grupo de Aspirantes. Em fevereiro, o ex-diretor entregou o cargo.

Em abril, Petraglia admitiu os erros de planejamento em entrevista. Na visão dele, a ausência de amistosos ou jogos-treinos para o elenco principal, prejudicou a equipe no primeiro grande objetivo que era a Recopa Sul-Americana, na qual o Furacão perdeu para o Palmeiras.

Com a mudança para o ano que vem, o Athletico terá menos tempo de pré-temporada, já focando a sua atenção para a Copa Libertadores da Américavaga que pode ser garantida nesta quarta-feira (09). Caso termine fora do G-6, a equipe precisará jogar a fase preliminar que tem início entre os dias 7 e 9 de fevereiro.

Indefinições

A decisão é tomada em um cenário ainda de indefinições. Sem contar com Luiz Felipe Scolari para o comando técnico em 2023, a ideia é promover alguém internamente ao cargo, com indicação do atual do treinador. No entanto, o próprio Felipão ainda não confirmou se seguirá no clube no ano que vem, atuando em outra função.

O Campeonato Paranaense de 2023 tem início no dia 15 de janeiro. Nos próximos dias, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgará a tabela da competição.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Após nove anos, Athletico deve disputar o Paranaense com elenco principal

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.