O Athletico fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com vitória. O triunfo por 2×0 sobre o Cuiabá, nesta terça-feira (15), na Ligga Arena, fez o Furacão chegar à sexta colocação, entrando no grupo de times classificados para a Libertadores de 2024. Foi uma partida tensa, de muitas reclamações com a arbitragem, mas o Rubro-Negro se impôs tecnicamente diante do organizado Dourado.

A vitória do Athletico foi construída com gols de Canobbio e Zapelli, fazendo seu primeiro com a camisa rubro-negra. Contra o time do folclórico Deyverson, o Furacão teve momentos de instabilidade e nervosismo, mas teve sua postura premiada com os três pontos. A partida também foi marcada por lances polêmicos e reclamações atleticanas, principalmente por conta do gol anulado de Vidal.

O Athletico terá mais um final de semana sem jogos, como o último. A próxima partida rubro-negra será na segunda (21), às 20h, contra o Goiás, na Serrinha, em Goiânia. Será o início do returno para o Furacão, que agora se volta totalmente para o Brasileirão. Já o Cuiabá volta a campo no sábado (19), às 18h30, contra o Palmeiras, na Arena Pantanal.

O jogo do Athletico

O Athletico iniciou o jogo na pressão. Khellven quase abriu o placar com dois minutos. Logo depois, Walter salvou no chute de Vitor Bueno. O Cuiabá tentava travar a partida e evitar a velocidade dos donos da casa, mas tinha dificuldade em marcar principalmente pelos lados do campo. Aos poucos, o Furacão começou a demonstrar certo nervosismo com o empate. Os visitantes aproveitavam as falhas para chegar mais perto do gol de Bento. Mas o domínio era rubro-negro.

A aposta do Athletico seguia sendo a inversão de bola. Na direita, para Khellven. E na esquerda, para Canobbio. O lançamento, como sempre, de Fernandinho. Outros jogadores tinham dificuldade para jogar, como Vitor Roque e Vidal. O chileno era o jogador mais adiantado do meio-campo, quase sempre recebendo de costas para o gol, num posicionamento antinatural para o jogador. Mas o placar foi aberto, como se imaginava, na virada de jogo. Aos 44 minutos, Khellven inverteu para Canobbio, que cabeceou com força e marcou o primeiro.

Segundo tempo

Wesley Carvalho resolveu mudar no intervalo, colocando Cuello no lugar de Vitor Bueno. Canobbio, que estava pela esquerda, passou a jogar como meia de ligação. O camisa 23 até ampliou a vantagem, numa roubada de bola, mas o lance foi anulado pelo VAR. O Athletico tinha dominado o meio-campo, com o chileno crescendo na partida – a ponto de António Oliveira fazer três alterações ao mesmo tempo. Aí foi a vez de Zapelli entrar, na vaga de Vidal.

A partida ficou tensa por conta da falta de pulso da arbitragem. A torcida do Athletico reclamou muito da anulação do gol do chileno. O time também se irritou, aumentando a dramaticidade da reta final do jogo. O Furacão tentava manter a posse de bola no campo ofensivo, para evitar uma correria do Cuiabá. E assim saiu o gol. Pela esquerda, Canobbio e Cuello criaram o lance que chegou no meio da área para Zapelli, que dominou e deslocou Walter. Gol que resolveu a partida e colocou o Athletico no G6.

Ficha técnica

CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 19ª Rodada

ATHLETICO 2×0 CUIABÁ

Athletico
Bento; Khellven (Madson), Thiago Heleno, Cacá e Lucas Esquivel; Erick (Hugo Moura), Fernandinho e Vidal (Zapelli); Vitor Bueno (Cuello), Canobbio e Vitor Roque (Pablo).
Técnico: Wesley Carvalho (interino)

Cuiabá
Walter; Allyson (Filipe Augusto), Marllon, Alan Empereur e Rikelme (Uendel); Raniele, Fernando Sobral (Lucas Mineiro) e Pablo Cepellini (Denilson); Jonathan Cafu (Dérik Lacerda), Clayson e Deyverson.
Técnico: António Oliveira

Local: Ligga Arena
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Gols: Canobbio 44 do 1º e Zapelli 37 do 2º
Cartões amarelos: Fernandinho, Cacá, Erick, Canobbio, Thiago Heleno (CAP); Rikelme, Deyverson, Alan Empereur (CUI)
Renda: R$ 487.265,00
Público total: 18.445

Canobbio, do Athletico.
Canobbio mandou um heavy metal na comemoração de seu gol. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Athletico vence com gol de Zapelli e fecha turno no G6

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.