O Athletico se complicou ainda mais na disputa por uma vaga na Libertadores no ano de seu centenário. Com a derrota para o Palmeiras, no último sábado (04), somado aos demais resultados da rodada, o Furacão viu as chances de terminar dentro do G-6 do Brasileirão diminuírem drasticamente. O Rubro-Negro possui 49 pontos neste momento e está na sétima posição da Série A.

Segundo o levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Athletico tem 27,6% de chance de se classificar para a Libertadores. Antes da 32ª rodada, a probabilidade era de 43,6%. Além da derrota, o que prejudicou o Furacão foram as vitórias de Flamengo e Grêmio, especialmente. O Rubro-Negro Carioca chegou aos 53 pontos, na sexta posição, enquanto o Tricolor Gaúcho foi aos 56, em quarto.

Ou seja, neste momento, o Athletico está a quatro pontos do G-6 e a sete do G-4. O Flamengo, no entanto, ainda tem um jogo a menos a ser disputado e pode aumentar ainda mais a distância – duelo com o Bragantino, válido pela 30ª rodada, foi adiado. Se levar em conta a “nota de corte” do último Brasileirão, o Furacão precisaria de 58 pontos ao final do campeonato para terminar entre os seis primeiros. Contudo, a pontuação mínima na atual edição deve ser, inevitavelmente, maior.

Afinal, de quantos pontos o Athletico precisa?

Segundo dados do departamento de matemática da UFMG, a vaga na Libertadores começa a ser assegurada com 59 pontos (69,3%). Com 60, a probabilidade aumenta para 84%, enquanto que, com 61, ela sobe para 93%. Ou seja, o Athletico precisa de, no mínimo, dez pontos em seis jogos para ter uma boa chance de chegar ao torneio continental. Para isso, o Furacão depende de um aproveitamento de 55,5% no restante do Brasileirão – o atual é de 51%.

A tabela favorece o objetivo do Athletico em busca do “número mágico”. Dos seis jogos restantes, cinco são contra adversários que ainda brigam diretamente contra o rebaixamento: Bahia, Vasco, Cruzeiro, Santos e Cuiabá. Antes disso, o Furacão recebe o Fortaleza, que vem em uma sequência de quatro derrotas consecutivas no Brasileirão. O jogo acontece nesta quarta-feira (08), em Curitiba.

Athletico viu sonho de Libertadores complicar.
Furacão precisará de aproveitamento de 55% para terminar no G-6. Foto: Geraldo Bubniak/AGB