O empate em 1×1 com o Atlético-MG, no último sábado (2), na Ligga Arena, aliado a alguns resultados da 22ª rodada fizeram com que as chances do Athletico na busca por uma vaga na Libertadores do ano que vem diminuíssem. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Furacão tem 11% de chances de disputar o torneio continental em 2024.

Uma ligeira queda em relação à rodada anterior, quando o Rubro-Negro aparecia com 19%. Aliás, as chances vão diminuindo muito também por conta do desempenho do time atleticano recentemente. Embora venha de oito jogos de invencibilidade no Brasileirão, a equipe soma três empates consecutivos, o que impediu de alcançar o tão sonhado G6, principal objetivo do clube na temporada.

Em relação aos demais concorrentes, o Athletico está bem atrás por exemplo do Red Bull Bragantino, que aparece com 31% de chances de disputar a Libertadores, número quase três vezes maior. Na sequência, estão Fluminense (42%), Grêmio (58%), Flamengo (59%), Palmeiras (81%) e Botafogo (99%).

Athletico pode aumentar chances com G7 ou G8

No entanto, essa probabilidade pode até aumentar dependendo do que os concorrentes fizerem nas outras competições. Dos que estão acima do Furacão na classificação do Brasileirão, três times podem conquistar a vaga na Libertadores por outros caminhos.

O Flamengo, por exemplo, fará a final da Copa do Brasil com o São Paulo nos dias 17 e 24 de setembro. Já Palmeiras e Fluminense estão nas semifinais da Libertadores, contra Boca Juniors, da Argentina, e Internacional, respectivamente. Os confrontos de ida acontecem nos dias 28 e 29 de setembro e a volta em 4 e 5 de outubro.

Caso o rubro-negro carioca seja campeão do mata-mata nacional e/ou o alviverde paulista ou o tricolor carioca conquiste a “Glória Eterna”, o G6 do Brasileirão se tornaria G7 ou G8. Em ambos os casos, o Rubro-Negro, automaticamente, pela classificação no momento, entraria no grupo dos que conquistariam uma vaga na Libertadores – neste caso para a fase preliminar.

Olho no retrovisor

Além de ter desperdiçado várias chances de entrar no G6, o Athletico também vê os concorrentes que estão atrás na tabela encostarem. A diferença para o oitavo colocado, o Fortaleza, é de apenas dois pontos, enquanto a distância para o nono, o Atlético-MG, é de três. Ao longo da última rodada, a equipe chegou a ser ameaçada de ser ultrapassado pelos dois.

Ou seja, o Furacão precisa retomar o caminho das vitórias, não só para seguir de olho no G6, ou quem sabe até o G4 (a diferença aumentou para cinco pontos), mas também para evitar cair na tabela e complicar ainda mais a meta para o ano do centenário.

Lance de Athletico x Atlético-MG, pelo Brasileirão
Empate com o Atlético-MG atrapalhou os planos do Furacão. Foto: Ernani Ogata/Código 19

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Quais as chances do Athletico conquistar a vaga na Libertadores?

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.