O Athletico iniciou um novo movimento de reestruturação nas categorias de base e definiu um nome para comandar o setor. O clube acertou a contratação do argentino Jorge Raffo como novo diretor do departamento, reforçando a intenção de recolocar a formação de atletas entre as prioridades do projeto esportivo rubro-negro.
+ Confira todas as notícias do Athletico na Banda B!
A escolha por um profissional estrangeiro indica a busca por novas metodologias e experiências internacionais para o trabalho no CT do Caju. Raffo acumula passagens por diferentes projetos ligados à formação de jovens jogadores e chega com a missão de liderar o desenvolvimento de novos atletas no clube.
+ CBF remarca duelo do Athletico com o Botafogo; confira a nova data
No currículo, o dirigente soma experiências na base do Boca Juniors, trabalhos ligados a academias associadas ao Grupo City e atuação recente no futebol europeu. A contratação representa um movimento do Furacão para modernizar processos de captação, desenvolvimento e transição de atletas para o time principal.
Athletico aumenta a atenção às categorias de base
A chegada do dirigente ocorre em um momento em que o Athletico voltou a direcionar maior atenção às categorias de base. Na história recente, o clube revelou nomes que ganharam projeção no futebol nacional e internacional, como Bento, Renan Lodi e Bruno Guimarães.
O trabalho desenvolvido no CT do Caju foi responsável por revelar diversos jogadores que alcançaram destaque dentro e fora do país, consolidando o Rubro-Negro como um dos principais formadores do futebol brasileiro.
⚽Confira a tabela completa do Brasileirão e os jogos das próximas rodadas!
Contudo, nos últimos anos o setor passou por um período de menor evidência dentro do planejamento esportivo. O Furacão passou por momentos de reestruturação no elenco principal, além de enfrentar o rebaixamento em 2024, cenário que levou o clube a concentrar maior atenção no time profissional e nas necessidades imediatas do grupo principal.
Esse cenário começou a mudar ainda durante a disputa da Série B de 2025, quando jovens como João Cruz e Dudu Kogitzki assumiram papéis importantes na campanha que terminou com o acesso. Já neste início de temporada de 2026, outros nomes passaram a ganhar espaço, como Chiqueti, Riquelme, Lucas Marezi e Bruninho.
Nova geração ganha espaço no Athletico
Mesmo após um período de menor protagonismo da base, a nova safra de jogadores começou a ganhar visibilidade dentro do clube. O time de Aspirantes, utilizado como espaço de transição durante a disputa do Campeonato Paranaense, voltou a funcionar como plataforma para observação e desenvolvimento de jovens atletas.
Alguns jogadores formados no clube passaram a receber mais minutagem e chamaram a atenção da comissão técnica neste início de temporada. A presença desses atletas nas equipes de transição reforça a retomada do olhar do clube para o processo de formação.
+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!
Esse movimento ocorre em paralelo ao reconhecimento internacional do trabalho realizado no CT do Caju. Em levantamento recente do Observatório de Futebol do CIES, divulgado em 2025, o Athletico apareceu entre as 100 melhores categorias de base do mundo, em ranking que considera a presença e a minutagem de atletas formados pelos clubes nas principais ligas profissionais.

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!