O Athletico está fora da Copa Libertadores. Em um jogo emocionante, decidido nos pênaltis, o Furacão perdeu para o Bolívar por 5×4, após uma vitória por 2×0 no tempo normal. Após dez vitórias seguidas na marca da cal, o Athletico foi eliminado. O próximo adversário dos bolivianos é o Internacional, que também levou a vaga nas penalidades sobre o River Plate.
No tempo normal, o jogo foi muito tenso, com lances polêmicos e muita discussão. O VAR teve ação decisiva ao apontar o pênalti a favor do Athletico e anular o gol do Bolívar. Fernandinho e Vitor Roque marcaram os gols rubro-negros, que levaram a decisão às penalidades. Após nove cobranças certas, Thiago Heleno acabou errando e dando a vaga para os visitantes.
Depois de uma sequência de jogos, o Athletico terá uma semana para treinar até a partida da próxima terça-feira (15), contra o Cuiabá, às 20h, na Ligga Arena. O jogo fecha oficialmente o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Já o Bolívar encara o Aurora no sábado (12) pelo campeonato boliviano. As quartas de final da Libertadores serão disputadas nas semanas dos dias 23 e 30 deste mês de agosto.
O jogo do Athletico
Com Zé Ivaldo, Vidal e Pablo, o Athletico entrou em campo buscando a pressão desde o início. Marcando com quatro zagueiros, o Bolívar às vezes se defendia com seis jogadores na primeira linha. Vitor Roque era o destaque, muito participativo. A tática de pressionar a saída de bola dos visitantes surtia efeito, pois o jogo só se transcorria no campo de ataque rubro-negro. Foi assim até os 15 minutos, quando naturalmente caiu o ritmo do Furacão. A movimentação de Erick e a insistência de Canobbio mantinham o time aceso.
O jogo começou a mudar quando Bentaberry bateu com o braço na bola dentro da área. Depois da ação do VAR, o pênalti foi marcado. Fernandinho cobrou e abriu o placar. E nem teve comemoração – o camisa 5 correu colocar a bola no meio porque era preciso mais. Mas o Bolívar sentiu, e o Athletico partiu para cima. Erick e Roque tiveram boas oportunidades. Antes do final do primeiro tempo, um grande susto: a defesa do Athletico falhou e Patito Rodríguez marcou, mas o gol foi invalidado por falta. O jogo ficou muito nervoso.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Athletico tentou repetir a pressão inicial, mas o que marcava o confronto era a temperatura altíssima. Os dois times estavam nervosos, toda dividida era forte, de sair faísca. E essa tensão era boa para o Bolívar. O Furacão corria riscos, com a defesa tendo muitas dificuldades nas poucas avançadas dos visitantes. Mas também chegava com perigo. Wesley Carvalho decidiu mudar, colocando Vitor Bueno no lugar de Pablo. Mas os donos da casa se irritavam era com a cera boliviana.
Só que Vitor Roque se encarregou de colocar o Athletico na disputa. Canobbio foi inteligente ao perceber o camisa 9 solto na entrada da área. Domínio, chute e gol. Aos 21 minutos, a decisão iria para os pênaltis. Bejarano cobrou o primeiro e marcou. Marcelo, que entrou apenas para bater, empatou. Justiniano fez 2×1. Vitor Bueno deixou tudo igual. Saucedo também fez. Fernandinho, 3×3. Algarañaz converteu o dele. Vidal igualou. Bruno Sávio fez o quinto do Bolívar. Thiago Heleno errou, classificando os bolivianos para as quartas de final.
Ficha técnica
COPA LIBERTADORES
Oitavas de final – jogo de volta
ATHLETICO 2 (4)x(5) 0 BOLÍVAR
Athletico
Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick e Vidal; Pablo (Vitor Bueno), Canobbio (Marcelo) e Vitor Roque.
Técnico: Wesley Carvalho (interino)
Bolívar
Lampe; Quinteros, Bentaberry, Ferreyra e José Sagredo (Jesús Sagredo); Bejarano, Justiniano, Villamil e Patito Rodríguez (Bruno Sávio); Ronnie Fernández (Saucedo) e Francisco da Costa (Algarañaz).
Técnico: Beñat San José
Local: Ligga Arena
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orué (PER) e Jesús Sanchez (PER)
VAR: Francisco Gilabert (CHI)
Gols: Fernandinho 30 do 1º e Vitor Roque 21 do 2º
Cartões amarelos: Fernandinho (CAP); Bejarano, Francisco da Costa, Ronnie Fernández, Bentaberry (BOL)
Renda: R$ 1.096.910,00
Público total: 31.972

Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Athletico é eliminado da Libertadores nos pênaltis pelo Bolívar
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.