A Conmebol divulgou o áudio do VAR no lance do pênalti marcado para o Athletico contra o Atlético-MG, pela segunda rodada da Libertadores. A marcação, não assinalada inicialmente, rendeu muito reclamação por parte dos atletas e do técnico do Galo, Eduardo Coudet. Após revisar no monitor, o árbitro Pablo Echavarria, da Argentina, identificou um toque no braço de Paulinho.
O lance iniciou em uma cobrança de escanteio do Athletico. Após cabeceio de Christian, a bola bateu na barriga e depois no braço de Paulinho. Em campo, o árbitro sinalizou que o toque aconteceu no peito do jogador mineiro, que estava muito próximo da finalização. Entretanto, o responsável pelo VAR, Hector Paletta, indiciou a Echavarria a análise no monitor. “Vá ao programa. Cabeça do atacante, mão com o volume ampliado”, disse Paletta.
A equipe de arbitragem demorou cerca de sete minutos para tomar a decisão. Durante a análise, os árbitros apontaram que Paulinho ampliou a área do corpo com o braço e bloqueou a bola, tirando ela do caminho do gol. Após ver o lance em velocidade normal e em ângulos aproximados, Echavarria afirmou: “Há uma mão de bloqueio. Vou com pênalti e cartão amarelo ao camisa 10”.
Atlético-MG protesta
O Atlético-MG protestou contra a marcação, em especial após o jogo. Na saída de campo, Hulk afirmou que apenas o árbitro considerou o pênalti. “Vim conversar com o quarto árbitro, falei: ‘Professor, a regra diz que se tiver muito próximo, não é pênalti’. Ele disse: ‘Exatamente, não foi pênalti, mas o VAR tem que chamar para a decisão ser do árbitro’. Só o árbitro viu pênalti”, disparou. Terans converteu a penalidade e ajudou o Athletico a vencer por 2×1.
Confira o áudio completo do VAR no pênalti para o Athletico:
O próximo jogo do Athletico é no sábado (22), às 16h, contra o Fluminense, no Maracanã, pela segunda rodada do Brasileirão. A cobertura da Banda B começa às 14h, com o Bola na Mesa, e quando a bola rolar a narração será de Marcelo Ortiz, com comentários de Irapitan Costa e reportagens de João Guilherme. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.br, nas redes sociais e no YouTube.