O atacante Nikão foi afastado pelo Athletico e passará a treinar em separado nas próximas semanas. O atleta teve divergências de ideias com o técnico Martin Varini, com o qual já havia trabalhado no Cruzeiro, no ano passado, e vinha demonstrando insatisfação. A Banda B confirmou a informação divulgada inicialmente pela jornalista Monique Vilela.

Nikão não entrou em campo na última partida do Athletico na temporada. O atacante ficou no banco de reservas durante os jogos contra o Vasco, pela Copa do Brasil, quando entrou só aos 44 do segundo tempo, e não bateu um dos pênaltis, e contra o Fortaleza, pelo Brasileirão.

No início de agosto, Nikão cutucou Varini sobre o seu posicionamento em campo no Athletico. Na ocasião, o atacante falou, em zona mista, que não concordava em atuar como ponta. “Cada treinador tem suas particularidades e precisamos respeitar. Com o Varini, o extrema fica mais aberto, em cima da linha, e eu sou um cara de rodar mais, um meia mais central. Eu sou um meia-atacante, não um ponta como Cuello, Julimar e Canobbio. Tenha uma característica diferente. Mas trabalho muito para voltar bem e me condicionar para ajudar o Athletico”, disse.

Nikão chegou a ser vaiado no Athletico

À época, Nikão ainda chegou a ser vaiado pela torcida do Athletico durante a derrota para o Grêmio, na Ligga Arena, mas minimizou as críticas. “As coisas não estavam acontecendo naquele momento e coube a uma minoria fazer isso. No futebol você está sujeito a tudo. Torcedor é emoção. Eu tenho um carinho muito grande pelo torcedor do Athletico e tenho certeza que a maioria está comigo. Quando saí me aplaudiram, mas respeito esse desabafo”, afirmou.

Nikão passará a treinar em separado, no CT do Caju, a partir desta terça-feira (17). Assim, a tendência é de que ele fique fora do jogo contra o Racing, na quinta, pela Sul-Americana, e permaneça afastado por tempo indeterminado. O jogador pertence ao São Paulo e tem contrato de empréstimo com o Athletico até o fim deste ano.

Nikão, meia do Athletico.
Meia não vinha entrando nas partidas. Foto: Geraldo Bubniak/AGB