Arena da Baixada já recebeu grandes momentos da história do Athletico. (Geraldo Bubniak /AGB)

A Arena da Baixada completa 21 anos nesta quarta-feira (24). Em uma ideia completamente ousada para a ocasião, o Athletico reformou a sua casa e inaugurou o estádio mais moderno do Brasil. Desde então, o local foi palco de títulos do Campeonato Brasileiro e da Sul-Americana e ainda recebeu jogos da Copa do Mundo.

A Banda B listou seis momentos históricos dos 21 anos da Arena da Baixada.

Inauguração em 1999

Na noite daquele dia 24 de junho de 1999, o Furacão derrotou o Cerro Porteño, do Paraguai, por 2 a 1, e estreou com pé direito a nova Arena da Baixada. Lucas marcou o primeiro gol da Arena da Baixada aos 13 minutos do primeiro tempo. Já Gauchinho deixou tudo igual após receber passe de bicicleta. O gol da vitória athleticana saiu apenas aos 47 minutos da etapa final, com Vanin, em belo chute que entrou no ângulo.

Ouça o áudio do momento que a Arena da Baixada é oficialmente inaugurada por Mário Celso Petraglia

Título brasileiro em 2001

Dois anos após a inauguração, o ‘caldeirão’ foi essencial para a conquista histórica do Campeonato Brasileiro de 2001. O Rubro-Negro bateu grandes times como São Paulo, Fluminense e Atlético-MG, além do São Caetano, por 4 a 2, no jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro, que acabou com o título depois de nova vitória em São Caetano do Sul por 1 a 0.

Ouça os gols do jogo de ida da final do Brasileirão de 2001

Campanha até a final da Libertadores em 2005

Quatro anos mais tarde, a Arena da Baixada foi fator preponderante para a excelente campanha do time na Libertadores. No entanto, por reclamação do São Paulo por conta da capacidade do estádio, a Conmebol vetou que o Athletico jogasse a decisão do torneio dentro da sua casa. O jogo de ida foi no Beira Rio, em Porto Alegre, e terminou empatado em 1 a 1. Na volta, na capital paulista, o Furacão foi derrotado por 4 a 0 e ficou com o vice-campeonato.

Ouça os gols que praticamente garantiram o Athletico na decisão

Copa do Mundo de 2014

A Arena da Baixada passou por uma nova reforma e ficou ainda mais moderno para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. No total, o estádio do Athletico recebeu quatro partidas: Irã x Nigéria, Honduras x Equador, Espanha x Austrália e Rússia x Argélia. Depois da competição, a Arena ainda recebeu grama sintética e teto retrátil.

Título da Sul-Americana de 2018

Com projeto audacioso, o Athletico cresceu no cenário brasileiro e começou a sonhar com vitórias contra equipes de fora do Brasil. O primeiro título internacional veio no final de 2018, com a conquista da Sul-Americana, e o jogo decisivo aconteceu justamente na Arena da Baixada. Com 39.618 pagantes (40.263 presentes), o Furacão venceu o Junior Barranquilla nos pênaltis e levantou a taça do torneio continental.

Assista à transmissão da Banda B para Athletico x Junior Barranquilla

AO VIVO!!!! NOITE DE HISTÓRICA PARA O FURACÃO NA SUL-AMERICANA!!! E O TORCEDOR PODE GANHAR UMA CAMISA OFICIAL NA BANDA B!!!Narração: Marcelo Ortiz e Paulo Sérgio Comentários: Barcímio Sicupira Reportagens: Monique Vilela e Osmar AntônioCentral: Anderson LuísPortal: Pedro Melo, Guilherme Coimbra e Luiz KozakTempo real: https://www.bandab.com.br/esporte/times/athletico/no-maior-jogo-da-historia-da-arena-furacao-decide-a-sul-americana-contra-o-junior-assista-a-transmissao/PROMOÇÃO DA CAMISA OFICIAL!!!Para participar vá até o Instagram do Esporte Banda B (@esportebandab) Curta a foto da camisa no @esportebandab no Instagram Siga o @esportebandab no Instagram Compartilhe a live da transmissão na página do Esporte Banda B Comente seu nome completo no post do Instagram e marque uma pessoaBoa sorte

Posted by Esporte Banda B on Wednesday, December 12, 2018

Final da Copa do Brasil de 2019

A decisão da Copa do Brasil de 2019 entre Athletico e Internacional começou na Arena da Baixada. Com o estádio mais uma vez lotado, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e abriu vantagem para confirmar o título na semana seguinte em Porto Alegre. O gol da vitória no jogo da ida foi marcado pelo volante Bruno Guimarães.

Com a vantagem obtida em casa, o Athletico jogava pelo empate no Beira-Rio, mas conquistou uma nova vitória e levantou o título da Copa do Brasil.

Ouça o gol de Bruno Guimarães na final da Copa do Brasil