Furacão precisa apenas de um empate para garantir o primeiro lugar do seu grupo (Divulgação/Comnebol)

A rodada final da Libertadores acontece apenas no mês de outubro. Em jogo, cinco vagas para se juntar com as 11 equipes já classificadas. São elas: Flamengo, Palmeiras, Guarani-PAR, Athletico, LDU-EQU, River Plate-ARG, Grêmio, Racing-ARG, Nacional-URU, Santos e Boca Juniors-ARG. Somado os títulos das equipes classificadas até aqui, são 24 títulos em 60 edições da Libertadores.

Deste grupo, apenas duas equipes ainda não conquistaram o título da competição são elas, o Guarani do Paraguai e o Athletico, que já chegou a final em 2005, mas foi derrotado na ocasião.

Situação de cada grupo

No grupo A, Flamengo já está garantido. Independiente del Valle-EQU e Junior Barranquilla-COL, disputam a outra vaga do grupo.

No grupo B, Palmeiras e Guarani do Paraguai já estão classificados. A decisão é apenas a ordem de classificação dentro do grupo. Um empate na última rodada, garante a equipe brasileira com o primeiro lugar da chave.

Situação parecida com a do Athletico. Na última rodada, a equipe comandada por Edurado Barros enfrenta o já Peñarol, no Uruguai. Um empate, garante o Furacão no primeiro lugar do grupo C. Colo Colo-CHI, Jorge Wilstermann-BOL e Peñarol lutam pela outra vaga do grupo

No grupo D, situação resolvida. LDU e River Plate classificados e se enfrentam na última rodada. Para a equipe argentina garantir vaga como primeiro da chave, precisa vencer a LDU.

Na chave que tem Grêmio e Internacional, o Tricolor já esta classificado. Já o Colorado precisa de apenas um empate na última rodada. Mas se vencer e o Grêmio tropeçar, a equipe de Eduardo Coudet pode até terminar a primeira fase na liderança.

Outro grupo com as duas equipes classificadas é o grupo F. Racing e Nacional brigam apenas para ver quem avança como primeiro colocado.

O Santos é o líder do grupo G e com a primeira colocação assegurada. Delfin-EQU, Olímpia-PAR e Defensa y Justicia-ARG, brigam pela segunda vaga.

Boca Juniors tem a mesma situação do Santos. Líder de seu grupo e com o primeiro lugar garantido. Caracas-VEN e Libertad-PAR disputam a outra vaga.

A rodada decisiva acontece entre os dias 20 e 22 (terça, quarta e quinta-feira) do mês de outubro. Lembrando que as equipes que terminarem a primeira fase na terceira colocação, garantem vaga na Copa Sul-Americana deste ano.