Seleção paranaense joga neste sábado. (Divulgação)

A Seleção Paranaense Sub-19 de Futebol Americano entra em campo neste sábado (03), em Curitiba, para enfrentar a Seleção Paulista pelo Torneio de Seleções sub-19. As duas equipes já se enfrentaram no dia 21 de janeiro, em vitória dos paranaenses por 16 a 13.

O Torneio sub-19 tem como principal objetivo auxiliar a comissão técnica da Seleção Brasileira sub-19 na escolha dos jogadores que representarão o País no campeonato mundial da categoria. Além disso, é importante também para manter o futuro do futebol americano promissor no País. E, para Adan Rodriguez, que tem 31 anos e é head coach da equipe paranaense, a competição é fundamental também para os atletas. “Além de trabalhar a base, esse torneio dá uma oportunidade pra estes meninos praticarem o esporte, terem noção verdadeira do que é um jogo. Além disso, quando você coloca atletas de equipes diferentes para jogarem juntos, você eleva o nível técnico do jogador”, disse Adan.

Na partida de ida a seleção paranaense chegou a abrir 16 a 0 logo no primeiro quarto, mas viu os paulistas reduzirem a vantagem e quase empatarem o jogo. Para o head coach, isso significa uma partida ainda mais difícil neste sábado: “A seleção paulista é bastante forte e por mais que tenhamos feito 16 a 0 no primeiro quarto no jogo passado, eles dominaram os outros três períodos e o final da partida foi bem apertado. Por isso, nós demos expectativas demais a eles, o que faz com que venham embalados para esse jogo”.

A seleção paranaense pode perder por até dois pontos de diferença que garante a classificação. Caso a seleção paulista vença por três pontos o jogo vai para a prorrogação. Qualquer vitória com vantagem acima de três pontos dos paulistas garante a classificação dos visitantes. E, para Adan, a vantagem de sua equipe é insignificante: “Temos que entrar bastante focados para esta partida, com os pés no chão. Afinal, não tem nada ganho. Os três pontos que temos de vantagem não significam nada, é uma vantagem mínima neste esporte. Por isso, durante a nossa preparação, tivemos muito foco nos pontos que erramos em São Paulo”.

A partida será realizada no Complexo Esportivo Brown Spiders (Rua Suécia, 1045 – Tarumã, Curitiba/PR, atrás do Pinheirão), a partir das 15h de sábado, 3 de fevereiro. O evento contará ainda com a presença de food trucks, apresentação de cheerleaders e sorteio de brindes durante o jogo.  Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00, e podem ser comprados na entrada do jogo.