Por Pedro Melo

Parque Olímpico será o local que receberá mais modalidades na Olimpíada. (Divulgação)Parque Olímpico será o local que receberá mais modalidades na Olimpíada. (Divulgação)

Os Jogos Olímpicos começarão daqui a um ano e as obras seguem a todo vapor no Rio de Janeiro. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro e do Comitê Rio 2016, 82% das obras do Parque Olímpico já foram realizadas e a previsão é que tudo seja finalizado até o final do primeiro semestre do ano que vem.

Das instalações do complexo esportivo, o Complexo Aquático, que receberá as provas de natação, polo aquático e natação paralímpica, está 81% concluído, mas só deve ficar pronto no primeiro trimestre de 2016. As arenas cariocas 1, 2 e 3, que terá dez modalidades entre Olimpíada e Paralimpíada, estão com 85%, 91% e 93% finalizados, respectivamente.

Já o Centro Olímpico de Tênis deve ser inaugurado nos próximos meses, mesmo com somente 68% das obras concluídas, e um evento-teste acontecerá em dezembro. Outros locais de prova são a Arena do Futuro, 74% das obras realizadas, o Velódromo, 61¨%. A Vila dos Atletas está quase 90% concluído e a previsão é que esteja pronta no início de 2016.

Além desses, o Complexo Esportivo de Deodoro, palco das provas de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico BMX e o Circuito de Mountain Bike já foram 79% construídos e da Arena da Juventude, onde será disputado o Handebol e o Goalball, está com 62%, mas todos devem ficar prontas até março do ano que vem.

Durante entrevista coletiva, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi questionado sobre a situação do estádio Nilton Santos, que acontecerá as competições de atletismo e futebol, e ele explicou a situação das obras. “Em agosto, vai ser liberado totalmente as arquibancadas, mas aí já vamos entrar com as obras de adequação. De fato, é uma vergonha do passado, que não buscamos repetir agora, um estádio totalmente feito do zero ter problemas com sua cobertura”, comentou.

Os únicos dois lugares que já estão 100% prontos são o estádio do Maracanã, que receberá as Cerimônias de Abertura e Encerramento e jogos de futebol, e o Sambódromo, local do tiro com arco e da chegada da maratona.