Por Pedro Melo 

Momento em que a guerra parou para uma partida de futebol. (Reprodução)Momento em que a guerra parou para uma partida de futebol. (Reprodução)

Durante quatro anos, a Primeira Guerra Mundial matou milhares de pessoas por toda a Europa, mas logo no primeiro ano de combate, um momento histórico ficou marcado como momento de paz. Foi justamente no dia de Natal, em 1914, que soldados alemães e britânicos deram uma pausa no conflito para confraternizam e também jogarem uma partida de futebol.

Em entrevista à rede americana CBS, Chris Baker, que perdeu três tios-avós durante a guerra, comentou que o objetivo era uma trégua justamente pela data. “Em qualquer conflito, em qualquer parte do mundo, tem duas partes em conflito e de repente colocaram para baixo suas armas e viraram amigos”, declarou.

O jornal britânico “The Times” também fez uma matéria sobre o assunto e declarou que na manhã do dia 25 de dezembro foi de puro silêncio no local de combate e a torre de comando da Inglaterra recebeu uma mensagem informando que as trincheiras estavam vazias e os soldados não estavam em guerra, mas sim, confraternizando com os inimigos.

Ainda segundo reportagens, a partida acabou em 3 a 2 para o Inglaterra, mas o mais importante era o encontro e os cantos de Natal, em inglês e alemão. O combinado entre os soldados dos dois países era que nenhum tiro seria disparado durante todo o dia e a guerra recomeçaria somente no dia seguinte.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

O dia em que a Primeira Guerra Mundial parou no Natal para uma partida de futebol

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.