Morre aos 79 anos Mangaba, ícone em Cascavel e massagista de Garrincha
Mangaba foi internado, teve complicações e faleceu. Foto: Divulgação/Cascavel Futsal

Foi enterrado nesta quarta-feira (1º) Benedito Alves de Lima, o Mangaba, conhecido massagista do esporte paranaense e brasileiro. Ele morreu na madrugada de terça-feira (31), aos 79 anos. Ele estava internado há quase um mês no Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, em Cascavel (PR), cidade onde viveu por mais de 50 anos.

“Mangaba estava internado desde o último dia 2 de maio, após apresentar quadro de dengue. Segundo os médicos, durante o internamento, ele desenvolveu hepatite. A doença rapidamente prejudicou o funcionamento de rins e fígado, Mangaba teve que fazer hemodiálise e chegou a ser entubado”, informou, em nota, a direção do Cascavel Futsal.

Trabalhando no atual campeão da Liga Nacional de Futsal, no Oeste do Paraná, Mangaba consolidou a sua imagem já conhecida na cidade desde o final dos anos 1960, quando desembarcou na região. Além de trabalhar com futsal, ele fez carreira em grandes clubes de futebol de campo do país.

Embora nascido em Quatá, no interior paulista, Mangaba foi massagista em clubes como Botafogo, Corinthians e Fluminense. Foi trabalhando no Alvinegro da estrela solitária que ele conheceu o craque Mané Garrincha, de quem cuidou durante anos (o jogador tinha de fato as pernas tortas e sofreu muito com lesões nos joelhos).

Morre aos 79 anos Mangaba, ícone em Cascavel e massagista de Garrincha
Mangaba cuidou de Garrincha nos tempos de Botafogo. Foto: Divulgação/Cascavel Futsal

História no Paraná

Em solo paranaense, o massagista trabalhou no extinto Cascavel Esporte Clube, cujo maior feito foi a conquista dividida do Campeonato Paranaense de 1980, em uma decisão tumultuada com o Colorado (que, ao lado do Pinheiros, deu origem ao Paraná Clube, em 1989).

A longa ficha de serviços prestados ao esporte brasileiro e estadual rendeu a Mangaba a medalha de honra ao mérito desportivo pela Câmara de Vereadores de Cascavel.

O corpo do massagista foi sepultado na manhã desta quarta-feira. Mangaba deixa esposa, quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Morre aos 79 anos Mangaba, ícone em Cascavel e massagista de Garrincha

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.